por Victória Bissaco
A noite de quarta-feira (30) em Dourados foi marcada por forte temporal que causou diversos danos na cidade. De árvores caídas a telhados de casas destelhados, a Defesa Civil avalia os estragos da chuva. Cerca de 20 mil residentes ficaram sem energia elétrica em 25 dos 170 bairros.
Após a forte chuva, a Defesa Civil Municipal atendeu cinco quedas de árvores de grande porte ou sobre veículos, além de 22 casas que sofreram destelhamento. Nesta quinta-feira (31), a Defesa Civil Estadual Sul encaminhou uma equipe para atuação no município. Os danos totais serão contabilizados pelos órgãos, junto ao Corpo de Bombeiros.
O temporal começou no início da noite e deixou um rastro de destruição. Em imagens divulgadas pela Prefeitura de Dourados, é possível ver árvores caídas, galhos espalhados pela cidade e casas e comércios que tiveram os telhados arrancados.
A Concessionária Energisa divulgou que 25 bairros de Dourados tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido com o temporal. Em moradores, foram mais de 18 mil que ficaram sem energia elétrica durante as chuvas. Os atendimentos prestados pela concessionária foram realizados conforme prioridade, como em Unidades Básicas de Saúde , que tiveram serviços prestados prejudicados temporariamente.
Hoje, a Prefeitura decretou Estado de Emergência após estragos causados por temporal. O prefeito Alan Guedes visitou os bairros mais afetados pela chuva, como o residencial Greenville, e acompanhou os esforços da Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Energisa para atender os moradores nas comunidades prejudicadas.
Segundo o decreto assinado pelo prefeito, “fica declarada a existência de situação de anormalidade, provocada por desastre e caracterizada como Situação de Emergência, no Município de Dourados – MS, provocada pelas fortes chuvas e ventos”.
As famílias prejudicadas receberam doação de alimentos, roupas e cobertores, além de colchões e cestas básicas. O temporal também modificou as comemorações da Semana da Pátria, com abertura prevista para sexta-feira (1º). As atividades foram adiadas para a próxima segunda-feira (4) e as atividades previstas para sábado (2) e domingo (3), suspensas.
Para hoje, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as pancadas de chuva continuam pela tarde e cessam a noite.