Faustão respira sem auxílio de aparelhos

Apresentador recebeu transplante de coração no último domingo (27)

27/08/2023 00h00 - Atualizado em 31/08/2023 às 16h25

por Victória Bissaco

Após passar por momentos delicados de saúde, Faustão respira sem o auxílio de aparelhos. O apresentador foi extubado nesta terça-feira, 29 de agosto, dois dias depois de receber transplante de um novo coração. O boletim médico divulgado pelo Hospital Israelita Albert Einstein afirma que o paciente "já conversa normalmente".

O apresentador foi internado em 5 de agosto, quando diagnosticado com insuficiência cardíaca, segundo o Ministério da Saúde, um distúrbio em que o coração bombeia sangue de forma inadequada, o que causa redução do fluxo sanguíneo e refluxo do sangue nas veias e pulmões. Outras alterações podem aumentar a debilidade do coração.

No dia 20, o quadro clínico da saúde de Faustão piorou. A equipe médica do Albert Einsten divulgou que o paciente entraria na lista de espera para o transplante de coração. Sete dias depois, Fausto Silva foi operado.

O último boletim médico pontua a extubação do apresentador, bem como a retirada dos aparelhos de respiração. "O paciente está consciente, conversa normalmente e apresenta boa função do coração. Permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, assina o cardiologista Fernando Bacal, o cirurgião cardiovascular Fábio Antônio Gaiotto e o diretor médico e de serviços hospitalares Miguel Cendoroglo Neto.

De acordo com o Ministério da Saúde, o país realizou 206 transplantes de coração desde o início do ano. Na lista de espera, são mais de 300. Em Mato Grosso do Sul, conforme dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), três receptores aguardam pelo procedimento.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros