por Victória Bissaco
Após passar por momentos delicados de saúde, Faustão respira sem o auxílio de aparelhos. O apresentador foi extubado nesta terça-feira, 29 de agosto, dois dias depois de receber transplante de um novo coração. O boletim médico divulgado pelo Hospital Israelita Albert Einstein afirma que o paciente "já conversa normalmente".
O apresentador foi internado em 5 de agosto, quando diagnosticado com insuficiência cardíaca, segundo o Ministério da Saúde, um distúrbio em que o coração bombeia sangue de forma inadequada, o que causa redução do fluxo sanguíneo e refluxo do sangue nas veias e pulmões. Outras alterações podem aumentar a debilidade do coração.
No dia 20, o quadro clínico da saúde de Faustão piorou. A equipe médica do Albert Einsten divulgou que o paciente entraria na lista de espera para o transplante de coração. Sete dias depois, Fausto Silva foi operado.
O último boletim médico pontua a extubação do apresentador, bem como a retirada dos aparelhos de respiração. "O paciente está consciente, conversa normalmente e apresenta boa função do coração. Permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, assina o cardiologista Fernando Bacal, o cirurgião cardiovascular Fábio Antônio Gaiotto e o diretor médico e de serviços hospitalares Miguel Cendoroglo Neto.
De acordo com o Ministério da Saúde, o país realizou 206 transplantes de coração desde o início do ano. Na lista de espera, são mais de 300. Em Mato Grosso do Sul, conforme dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), três receptores aguardam pelo procedimento.