por Redação
Os pecuaristas de Mato Grosso não enfrentarão consequências negativas ou sanções ao atualizar as informações sobre o tamanho do rebanho de gado que possuem junto ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT),, entre 1º e 30 de novembro, mesmo que haja mudanças nos números relatados. Todos os produtores de animais com interesse comercial devem realizar a atualização.
A Lei nº 12.215, que prevê a decisão, foi sancionada pelo governo de Mato Grosso e publicada nesta última semana no Diário Oficial. As informações regulares sobre o tamanho de seus rebanhos são importantes para monitorar a saúde do setor pecuário, acompanhar questões relacionadas a saúde animal, rastreabilidade, impostos e políticas agrícolas, entre outras coisas.
Com a norma, o Governo Estadual acatou o pedido de entidades que representam o setor no Mato Grosso, como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Fórum Agro MT.
Segundo a Famato, a natureza dos animais pode impactar em discrepâncias decorrentes de situações como nascimentos de gêmeos, perdas por morte, furtos ou mesmo erros na contagem dos animais, pastagens com poucas divisões, falhas na identificação dos indivíduos e outras circunstâncias. Por isso, a decisão auxilia o setor da agropecuária no Estado.