por Redação
Os concursos públicos do Governo Federal podem vir a ter provas no estilo "Enem". A informação foi adiantada pela titular do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Ao menos 180 cidades devem aderir à novidade.
A prova teria um modelo de aplicação inspirado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de maneira remota e com custo mais acessível. As cidades estudadas para receberem as provas estão concentradas nas regiões Nordeste, Norte e Sudeste, escolhidas a partir de um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
A ministra informou que as provas devem ter questões de conhecimentos gerais e específicas conforme as áreas escolhidas pelos candidatos. As informações foram cedidas à colunista Mônica Bergamo.
A proposta foi levada a outros ministérios do governo Federal, autarquias, institutos de pesquisas e agências reguladoras nesta sexta-feira. Esther Dweck explicou que o modelo estudado deve trazer mais democratização do processo de ingresso no Governo Federal pelo concurso público. A ministra anunciou a abertura de 8.146 novas vagas no Governo ainda para este ano.
Os representantes da pasta consultaram, até o momento, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e Advocacia-Geral da União (AGU) sobre a viabilidade do projeto.