Por Wendell Reis | InvestigaMS
O ex-governador André Puccinelli (MDB) está fazendo papel de deputado ou senador para tentar ajudar aliados em Brasília. O partido, comandado há vários anos por Puccinelli no Estado, vive uma crise de representatividade, sem nenhum eleito para bancada federal, o que leva o ex-governador a liderar caravanas até Brasília em busca de fortalecer aliados.
Nesta terça-feira, Puccinelli postou na rede social algumas audiências que teve em Brasília, com a ministra do Planejamento, Simone Tebet, e com a superintendente de Desenvolvimento do Centro-Oeste, Rose modesto.O ex-governador está acompanhado do prefeito de Bataguassu, ex-deputado Akira Otsubo, um dos poucos prefeitos a apoiá-lo na disputa pelo governo no ano passado, e de vereadores de Mato Grosso do Sul.
O MDB já foi partido com o maior número de deputados federais de Mato Grosso do Sul, com três representantes, e chegou a ter dois senadores, nos mandatos de Waldemir Moka e Simone Tebet, mas hoje não tem nenhum representante do Estado em Brasília.
Puccinelli é pré-candidato a Prefeitura de Campo Grande, mas já andou confidenciando que, caso não efetive a candidatura no próximo ano, tentará o posto de deputado, federal ou estadual, a depender da sua força política em 2026.
A assessoria de Puccinelli chegou a marcar a “afilhada” Simone Tebet na postagem no Instagram, mas a assessoria da agora ministra não compartilhou a imagem.
A dupla, que já dividiu o comando do Estado, como governador e vice, passou por uma crise nos últimos anos, mas se reconciliou recentemente. Simone foi candidata a presidente e Puccinelli ao governo no ano passado, mas as mágoas impediram que pedissem votos um para o outro e ambos acabaram derrotados.
LINK|-|https://investigams.com.br/2023/08/23/sem-mandato-e-deputados-puccinelli-usa-influencia-para-aliados-em-brasilia/|-|InvestigaMS