MS recebe onda de calor nesta semana

Situação climática com 5ºC acima da média encerra nesta sexta-feira (25)

23/08/2023 00h00 - Atualizado em 24/08/2023 às 17h39

por Victória Bissaco

Mato Grosso do Sul recebe uma onda de calor, com temperaturas até 5ºC acima da média prevista para o mês de agosto. O calorão na Capital e mais 48 municípios do Estado iniciou nesta terça-feira (22) e segue até as 18h desta sexta-feira (25).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que as mudanças de temperatura podem afetar a saúde. Em a alertas de calor e baixa umidade, o recomendado é a ingestão de bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Mais informações quanto aos cuidados com a saúde podem ser obtidas junto à Defesa Civil, por meio do telefone199 ou ao Corpo de Bombeiros, pelo 193. Outra recomendação é quanto a segurança da saúde felina. Nestes dias de tempo seco e calor extremo, veterinários da Subsecretaria de Bem-Estar Animal (Subea) recebem mais gatos com dificuldades de urinar, miados excessivos, letargia e vômito.

Desta forma, aumentar a disponibilidade de água aos felinos - de preferência fresca e corrente - auxilia a evitar problemas de saúde dos felinos. A pouca ingestão de água pode acarretar numa obstrução do trato urinário, uma doença comum nos gatos, porém ainda pouco compreendida. Além de pequenos cálculos formados por acúmulos de células, cristais ou proteínas presentes na urina, que também podem causar a obstrução na uretra, independente do gênero do animal.

Os municípios que recebem o alerta de onda de calor são: Campo Grande, Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti e Figueirão.

Além desses, Inocência, Jaraguari, Ladário, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Terenos e Três Lagoas, também devem ficar sob alerta.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros