Por Vinícius Reis
Fazer uma viagem é sempre bom, e o avião é um dos meios mais utilizados para isso. Você já teve a experiência de passar 10, 12, 14 ou 18 horas dentro de um avião, voando pelo céu? Muitos empresários e artistas costumam viajar durante horas para reuniões ou shows por todo o mundo.
Os aviões para voos longos costumam ser maiores, porque precisam de um tanque de combustível mais robusto para cobrir longas distâncias. São normalmente mais confortáveis e espaçosos que os aviões de voos curtos nacionais, com mais assentos (inclusive uma fileira de assentos no meio do avião) e mais banheiros, além de contarem com um sistema de entretenimento com mais opções, como filmes e séries de escolha individual, com uma tela por assento.
Ainda assim, essas viagens costumam ser cansativas. São várias as razões que esgotam nossas energias. Algumas são questões de distração mesmo. É difícil arranjar o que fazer para passar o tempo até o fim da viagem. Outras razões são corporais: o fuso horário bagunça com a nossa cabeça, é desconfortável dormir, dá dor nas pernas, a digestão fica lenta, os olhos ressecam.
No geral, as refeições são mais elaboradas: no almoço e no jantar, saem os lanches e entram pratos de arroz, carne, massas. No café da manhã, costumam ser servidos café, leite, pães, ovos e frutas. Para as viagens internacionais, os trechos são mais longos do que embarcar e uma hora depois chegar, por exemplo, em São Paulo. Há diferentes atrações em voos de longa distância, veja algumas para aproveitar melhor as horas dentro do avião.
Cremes hidratantes e outros umidificadores
O ar condicionado do avião, durante períodos prolongados de tempo, acaba ressecando a pele e as mucosas do nosso corpo, como as dos olhos, boca e nariz. Um hidratante para rosto e mãos pode ajudar no conforto e na refrescância durante o voo. Colírio para os olhos, umidificante nasal e manteiga de cacau para os lábios ajudam a melhorar a sensação de ressecamento.
Meias de compressão
Normalmente recomendadas para pessoas com mais de 50 anos, as meias de compressão também são perfeitas para viagens longas de avião em qualquer idade. Isso porque fazem uma leve pressão nas pernas, facilitando a circulação sanguínea, que fica prejudicada com a altitude, a pressurização da cabine do avião e a falta de movimento do corpo.
Roupas leves
Um voo longo não é ambiente para maquiagem, roupas justas, salto alto, tecidos incômodos e outras peças pouco confortáveis. Escolha peças leves, maleáveis e versáteis, que ajudam na transpiração. Leve também um casaco para caso sinta frio.
Escolha bem suas refeições
É comum que sejam servidas refeições em voos longos, mas alguns cuidados devem ser observados. É importante levar em consideração que a altitude e a pressurização da cabine do avião podem afetar o funcionamento intestinal, causando muito desconforto. Para aliviar o estômago e o intestino e evitar essas sensações indesejáveis, fuja de comidas pesadas durante o voo: prefira pratos leves, saladas, carnes brancas e evite massas e molhos gordurosos.
Escolha um bom assento no avião
Você vai ao banheiro toda hora? Então é melhor escolher um assento de corredor, bem próximo aos toaletes do avião. Se você tem sono leve, evite as áreas próximas ao banheiro, pois costumam acumular filas, barulho e luz o tempo todo e podem atrapalhar seu descanso. Gosta de ter bastante espaço nas pernas? Então prefira uma saída de emergência. Odeia turbulências? Procure assentos próximos da asa, onde o avião é mais estável e o movimento é menos perceptível.