Bate-papo do sucesso: conheça mais sobre a vida de Dijan de Barros e o Café com Negócios

Dijan de Barros, idealizador do Café com Negócios, acredita na conexão humana e investe em transformações nas relações do mundo empresarial

21/08/2023 00h00 - Atualizado em 21/08/2023 às 19h46

Por Victória Bissaco

Arriscar no mundo dos negócios é um sonho de muitos mundo afora. Quando o assunto é o feeling empreendedor, Dijan de Barros é especialista. Idealizador do Café com Negócios, um encontro de empresários e empreendedores realizado nove vezes ao ano para criar conexões e expandir a cartela profissional, acredita que novas conexões humanas são a chave para o sucesso no mercado.

Além de fundador do projeto, é diretor da Construtora Saraiva de Rezende, apresentador do programa Visão de Negócios na Rádio Morena FM, coordenador da Pós-graduação em Gestão de Negócios, Inovação e Liderança na Faculdade Insted. Ao extenso currículo do empreendedor também somam a fundação do portal TEX Educação, co-fundação do aplicativo Workout365 e o título de embaixador do programa Cidade Empreendedora do Sebrae-MS. Ainda sobra tempo e dedicação para a Dijan de Barros Gestão & Treinamentos. Fora do mundo dos negócios, é pai da Eduarda e da Helena e companheiro de longa data da chefe de cozinha e padeira, Ana Barros.

O Café com Negócios, explica, objetiva o networking entre empresários. “É um hub de comunicação, de conexão, no segmento da conexão humana. Tento trabalhar essa questão da conexão humana, da parceria, troca, enfim, do conhecimento e do aprendizado”, revela. Foi no ingresso ao Mercado de Trabalho, ainda na faculdade, que começou a desbravar os horizontes da comunicação. Seu primeiro estágio foi na área da Publicidade e Propaganda.

Depois, passou por diversos veículos de comunicação de Mato Grosso do Sul, nas áreas de produção e vendas, até terminar a graduação e ser convidado para atuar como gerente da fábrica do Centro-Oeste da Ibratin Tintas, onde atuava com a gestão comercial e de marketing do MS a Amazonas. A integração com a área de negócios é natural para Dijan. “Eu não sei se teve um momento que surgiu a vontade de empreender. Acho que o todo brasileiro, de uma certa forma, já nasce meio que criativo, meio que empresário, meio que empreendedor”.

Após a saída da fábrica, em 2005, passou por outras grandes marcas do país, como Brasil Telecom, Wurth do Brasil e DHL. Nesse meio tempo, deixou a capital sul-mato-grossense e foi explorar o mercado paulistano. Em 2009, retornou para o estado onde foi “nascido e criado” após outro convite da Ibratin: dessa vez, para ser diretor da fábrica no Centro-Oeste, onde ficou até 2014, inclusive, conciliando com a gerência de marketing do grupo de São Paulo.

Apaixonado por ajudar pessoas, um problema fez com que Dijan de Barros voltasse atenção para sua própria saúde, família e desenvolvimento pessoal. Após um “ano sabático” ao lado da família, ficou dois anos em Vancouver, no Canadá, onde abriu empresa de consultoria. Ao retornar para o Brasil, em 2017, assumiu a diretoria da Saraiva de Rezende.

Café com Negócios

Após retornar para Campo Grande, o empresário resolveu retomar o escritório de consultoria aberto após a graduação. No entanto, com o afastamento de dois anos da capital, precisou se reinventar para se integrar novamente ao mundo de negócios sul-mato-grossense.

“O escritório resolveu fazer o Café com Negócios, isso em abril de 2017, que era um projeto para 30 amigos, onde um empresário por mês iria falar para os outros 29 empresários. E o projeto tomou uma proporção muito grande, não tem como a gente segurar nem controlar”, relembra. Ao passar das edições, o número de colaboradores aumentou. “Passou da primeira reunião, eram 30 convidados, depois 45, aí 75, 90 e hoje a gente tem uma média de 200 a 300 empresários por mês”.

Cada edição do projeto aborda um tema relacionado a negócios e ao mercado de trabalho, com soluções criativas de gestão por meio de palestrantes experientes e renomados, proporcionando dessa forma um encontro entre empresários e empreendedores locais e estimulando novas conexões, troca de conhecimentos e experiências.

Para o idealizador, o projeto de sucesso retrata sua conexão com a comunicação. “Ao longo desses anos, o Café com Negócios é um retrato muito forte da minha personalidade, que é uma personalidade de conexão. Lá eu tenho parceiros, eu tenho amigos, eu tenho concorrentes - eu posso chamá-los assim, também chamo de parceiros. Então, lá tem consultores, escritórios de consultoria, construtoras, parceiros de negócios, fornecedores. É cada um ajudando o outro, para irmos mais longe. Eu acreditei sempre nisso”.

A ideia de reunir empresários e empreendedores em um espaço de troca de experiências foi escolhida a dedo por Barros, que pensou em agilizar esse processo de integração. “Em vez de eu sair e visitar um monte de gente, o que demoraria muito, resolvemos reunir as pessoas. Ficou muito mais fácil para fazer essa conexão”.

As reuniões ocorrem com diversos profissionais do ramo dos negócios e o único requisito: não vender palestras. Para o idealizador, o Café com Negócios é uma oportunidade de troca de networking básico, a fim de aprimorar conexões, conhecer histórias empreendedoras. Um dos implementos do projeto foi o formato painel, inspirado na técnica Technology, Entertainment and Design (TED). Nele, os empresários discursam por cerca de 15 minutos. Dessa forma, a rotatividade de participantes é maior.

“No Café com Negócios, não trago consultores para palestrar. A gente traz pessoas e profissionais que têm histórias empreendedoras. Tanto é que quando perguntam se eu tenho um público, respondo que não, porque quem tem público é o evento. Ele só existe porque, em abril de 2017, o Dijan de Barros falou. Fui lá falar sobre liderança, sobre a experiência que eu tive no Canadá nessa questão de gestão. Ponto. Nunca mais subi no palco dele, em nenhuma das outras edições,. Justamente porque não é sobre mim, não é sobre o Dijan, é sobre quem está lá no palco”, pontua o idealizador do projeto.

O evento ficou dois anos em formato remoto, por conta da pandemia de Covid-19, e foi retomado em abril de 2022. A adaptação para o on-line contou com lives semanais via instagram para dialogar os desafios e oportunidades do mercado em meio a crise, além das transformações e adaptações em um cenário imprevisível. Em 2021, foi realizado o Café com Negócios TV, programa de entrevista mensal que buscou bater um papo sobre o pós-pandemia e a nova realidade imposta para os negócios.

Os encontros são realizados mensalmente no Expo Bosque, Shopping Bosque dos Ipês. O próximo Café com Negócio ocorrerá em 29 de agosto e contará com a presença do proprietário da Thomaz Lanches, José Thomaz Filho; a diretora da Insted, Neca Chaves Bumlai; o CEO da Mix Nutri, Danilson Charro; o sócio diretor da Bontempo, Francisco Souza; a diretora da Aço e Aço Vergalhões, Vanessa Coin; e o diretor da Alvorada Materiais de Construções, Edson Luiz Bigolin.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros