Por Wendell Reis | InvestigaMS
Prefeitos de sete municípios da microrregião de Naviraí se reuniram com o governador Eduardo Riedel (PSDB) para pedirem socorro para a saúde. Eles solicitam auxílio para ajudar a região emergencialmente. O governador Eduardo Riedel ficou de dar uma resposta até a próxima quinta-feira sobre o quanto será encaminhado.
A comitiva contou com a participação de prefeitos de Naviraí, Juti, Itaquiraí, Eldorado, Japorã, Mundo Novo e Iguatemi. Segundo a prefeita de Naviraí, Rhaiza Matos, hoje o município investe 35% dos seus recursos na saúde, sendo que o mínimo é 15%.
“Temos um hospital municipal com gestão plena, e a gente está pleiteando aumento dos recursos para que a gente consiga melhorar nossos serviços para toda a microrregião”, explicou a prefeita de Naviraí, Rhaiza Matos.
Riedel se comprometeu a dar uma resposta aos prefeitos até a próxima quinta-feira, com garantia de que vai ajudar. “Estamos sempre dispostos a ouvir as demandas e ajudar os municípios, principalmente na área da saúde, que é prioridade. Fazemos o possível para contribuir”.
O Hospital Municipal de Naviraí “Antônio Augusto Virote”, que receberá a ajuda emergencial, tem 80 leitos e taxa de ocupação que varia entre 50% e 60%. “Enquanto o Governo faz uma análise técnica, para fazer um aporte emergencial ao município. Nós vamos discutir como melhorar a eficiência do atendimento para a saúde”, explicou Rhaiza.
O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, demonstrou sensibilidade com o problema, ressaltando o gasto alto com saúde no mundo todo. “Nós precisamos rever a estratégia de investimento. E também precisa melhorar a atenção básica e o pronto atendimento”.
MS Saúde
O Governo do Estado está fazendo uma força-tarefa para reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas, com o Projeto ‘MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila’.
O projeto leva consultas, exames e cirurgias à população dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, com meta de realização de 15 mil cirurgias eletivas em diversas especialidades – oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, cirurgia geral e ortopedia.
Na primeira semana de agosto foram realizadas mais de 240 cirurgias de oftalmologia em Mato Grosso do Sul. No total, 37 estabelecimentos de Saúde de 32 municípios fizeram a adesão ao programa para a realização de cirurgias eletivas. Outros 34 estabelecimentos de saúde de 19 municípios fizeram a adesão para a realização de exames com a finalidade diagnóstica. Com recurso federal, há 22 estabelecimentos de saúde de 20 municípios que estão credenciados para a realização de cirurgia eletiva.
LINK|-|https://investigams.com.br/2023/08/08/prefeitos-pedem-socorro-para-resolver-problemas-de-saude-no-interior/|-|InvestigaMS