Por Mário Salgado
Rodamos 150 quilômetros com a novidade da marca para o segmento naked de alta cilindrada. Destaques para o novo farol, as rodas e o inédito painel TFT colorido, que traz a estreia do sistema de conectividade Honda Roadsync. Testamos a versão Black Edition, customizada de fábrica, que conta com itens exclusivos.
Esse canhão sobre duas rodas tem linhas mais agressivas e avançadas, com novos detalhes como o sub chassi em alumínio prateado e tampas da caixa do filtro do ar com design mais dinâmico. O formato do farol evoluiu e agora está mais inclinado para trás, idem quanto às rodas, de desenho elaborado e atraente.
O inédito painel de instrumentos TFT colorido inclui conectividade Honda RoadSync com a tecnologia HSVCS, que permite ao condutor controlar o smartphone e diversos aplicativos nele instalados, usando a própria voz. Uma porta USB-tipo C, situada sob o banco do passageiro, permite a recarga de aparelhos.
O visual personalizado da Black Edition garante a exclusividade da versão, que se caracteriza pelo extenso uso do preto em praticamente todas as superfícies. Além do aspecto cromático, a versão ainda traz acessórios exclusivos de série. À exceção de alguns detalhes em alumínio usinado nos raios das rodas, balança de suspensão, tampas do motor e apoios do guidão com o logotipo “CB”, tudo na CB 1000R Black Edition é preto.
No aspecto técnico, a Honda CB 1000R Black Edition se diferencia da versão standard por ter o sistema quickshifter, que permite mudanças de marchas mais rápidas por eliminar a necessidade de acionamento da alavanca de embreagem.
Como pioneira do estilo Neo Sports Café, a Honda CB 1000R exala uma personalidade agressiva, com posição de pilotagem curvada à frente e tendo no motor um elemento de grande força em termos estéticos. As novas rodas de alumínio fundido com sete raios acrescentam um visual elaborado e atraente. O farol redondo, um componente de forte identidade, agora possui uma moldura oval e está em posição mais recuada entre as bengalas da suspensão dianteira.
No display TFT com cores de alta visibilidade e tela de 5 polegadas, tem-se quatro tipos de visualização da velocidade e rotação do motor, selecionáveis de acordo com a preferência do condutor. O sistema de conectividade Honda Roadsync com a tecnologia HSVCS - Honda Smartphone Voice Control System, que estreia na CB 1000R, permite que o smartphone seja conectado e gerencie chamadas telefônicas, mensagens, seleção de músicas e navegação durante a pilotagem. Para tal é necessário usar capacete com sistema de áudio e microfone incorporado.
O motor DOHC quatro cilindros em linha de 998 cc da CB 1000R tem sua origem na CBR 1000RR Fireblade. O elevado torque, que é sentido especialmente na faixa entre 6.000 e 8.000 rpm, oferece uma experiência de pilotagem entusiasmante, permitindo acelerações rápidas e retomadas de velocidade que praticamente dispensam o uso intensivo do câmbio.
São três modos de pilotagem disponíveis de série, mais o modo USER, personalizável. O modo RAIN usa a definição de potência mais baixa e menos agressiva e efeito freio-motor médio e controle de tração elevado; o modo STANDARD usa níveis médios de potência, freio-motor e controle de tração; o modo SPORT usa o nível mais elevado de entrega de potência e os níveis mais baixos de freio-motor e de controle de tração, oferecendo assim o máximo de potência e torque em todas as seis marchas. Finalmente, o modo USER permite ao condutor escolher entre três definições de cada parâmetro e registrar tais opções.
A CB 1000R e a CB 1000R Black Edition tem preço sugerido de R$ 71.900,00 e R$ 79.970,00, respectivamente.
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