Por Wendell Reis | InvestigaMS
O prefeito de Ladário, Iranil de Lima Soares, foi denunciado pela sobrinha por suposto sequestro do próprio pai, de 79 anos. Ela alega que o prefeito mantém o avô dela em cárcere privado sob internação em clínica psiquiátrica no Mato Grosso.
A sobrinha do prefeito alega que o avô morava sozinho em um sítio, mas que ela acompanhava sua rotina. Entretanto, foi retirado do sítio na manhã da segunda-feira e internado em uma clínica psiquiátrica no município de Chapada dos Guimarães.
Segundo boletim de ocorrência , o idoso foi sedado para ser transferido pelo prefeito, em caso registrado como sequestro e cárcere privado.
“Ele quer deixar meu avô lá uma semana para conseguir laudo para poder interditar meu avô. Meu avô, todo mundo conhece, ele só está de idade, mas ele não tem problema psiquiátrico. Ele anda a cavalo, ele conhece todo mundo. (…) Chegaram lá, falando que era o pessoal da Saúde, aplicaram uma injeção nele, doparam ele e levaram. Depois eu recebi uma ligação, falaram que tinha acontecido isso, já liguei para ele [Iranil] e falei ‘tio, deixa eu ver meu avô, eu quero ver ele’. Ele respondeu que não. Depois ele falou que era trinta dias, aí já na Delegacia, liguei para ele de novo, ele falou, ‘não, depois de uma semana a gente vai lá. Se não der nada no laudo a gente conversa de novo”, contou a sobrinha ao jornal Diário Corumbaense.
Outro lado
O prefeito Iranil Soares negou sequestro e afirmou que a internação foi necessária para preservar a integridade do pai e de outras pessoas.
Ele afirma que recebeu relatos de desvio de comportamento do pai, que estaria fazendo ameaças a terceiros. O caso teria motivado ele e as irmãs a levarem o pai para um tratamento em clínica especializada.
“A gente estava com receio realmente de chegar nele e a gente não sabia a reação que ele iria ter. Tem hora que fica agressivo, tem hora que perde a noção das coisas. Então, é por motivo de segurança o tratamento para ele. Essa minha sobrinha ficou em desespero, queria que interrompesse o procedimento. Eu conversei com a minha outra irmã (que mora em Campo Grande) e nós decidimos que iríamos continuar. Porque é melhor interná-lo agora, diagnosticar o que realmente ele está tendo e iniciar o tratamento. Também foi feito um laudo com a indicação preliminar do tratamento”, disse Iranil ao jornal.
O prefeito sustenta que o pai está sendo muito bem tratado e receberá alta em 90 dias. “É melhor tomar uma atitude agora, pois depois vem aquela outra repercussão: se suspeitavam, por que não fizeram nada? Então, acho que é melhor prevenir do que esperar a coisa acontecer. Daqui 30 dias ele poderá receber visita, não fazemos restrição nenhuma em relação a isso. Questão de sequestro é equivoco que se está cometendo, porque não houve isso, houve internação compulsória”, relatou ao Jornal Diário Corumbaense.
LINK|-|https://investigams.com.br/2023/08/01/prefeito-e-denunciado-por-suposto-sequestro-do-proprio-pai-no-interior/|-|InvestigaMS