Por Wendell Reis | InvestigaMS
O prefeito Marcelo Iunes (PSDB) planeja se licenciar do PSDB para tentar emplacar o sucessor em Corumbá. Ele tenta convencer o partido a apoiar seu grupo político, mas deve ser superado por adversários, que montaram um grupo com outros integrantes do PSDB para lançar candidatura no Município.
Embora tenha a prefeitura, Iunes não deve comandar o PSDB em Corumbá e nem conseguirá emplacar o sucessor no partido, que deve eleger Bia Cavassa para presidente municipal. Se isso realmente acontecer, o prefeito pretende se licenciar da sigla.
“Se ficar com ela, meu grupo está fora. Não vou apoiar uma pessoa que cospe no prato que come. Eu tiraria uma licença para apoiar o nosso candidato à sucessão”, afirmou. Iunes não quer sair do PSDB porque pretende se candidatar a deputado estadual pelo partido em 2026.
O prefeito afirma que a decisão de apoiar um candidato para sucessão, ainda que em outro partido, é do grupo, que não aceita não defender o mandato. “Politicamente você vai perder Marcelo? Acho que eles perdem muito mais. Não me vangloriando, me gabando, mas acho que se forem para o outro lado, perdem muito mais. Estão indo para o lado de derrotados. Saindo do lado de vitoriosos e indo para o lado de derrotados. Eles que sabem”, justificou.
Segundo o prefeito, se o diretório estadual decidir pela turma que não faz parte do bloco dele, haverá saída em massa. “Eu não quero sair do PSDB, agora, o meu grupo não aceita o PSDB em Corumbá em nome de duas ou três pessoas que são oposição ao nosso grupo. Nós não aceitamos, vamos sair de bando”, declarou.
Marcelo Iunes tem como adversário em Corumbá um grupo de pré-candidatos que se uniram para lançar candidato único contra a atual gestão. O grupo é liderado pelo ex-deputado Paulo Duarte (PSB) e tem como integrantes a ex-deputada Bia Cavassa, o vereador Luciano Costa (PSDB), ex-deputado Evander Vendramini, vereadora Raquel Bryk e candidatos a prefeito na última eleição no Município, Dr. Gabriel (sem partido) e Chicão Viana (PSD).
Pesquisa
Pesquisa do Instituto Ranking, realizada em junho, revelou que a gestão de Iunes é avaliada como ruim ou péssima por 40,6% da população; regular para 35%; e boa ou ótima para 18%.
A mesma pesquisa mostrou Paulo Duarte na preferência do eleitor, com36,48%; seguido por Dr. Gabriel (MDB), 20,20%; e Bia Cavassa (PSDB), 19,54%. Os três estão no grupo de adversários de Iunes. O secretário de Governo de Corumbá, Luiz Antônio da Silva (conhecido como Pardal), provável candidato de Iunes à prefeitura, vem em quarto lugar, com apenas 3,91% da preferência; seguido por Ubiratan Canhete (PSDB), com 2,28%; e Luciano Costa (PSDB), 1,95%.
O instituto ouviu 1.000 moradores de Corumbá, com 16 anos ou mais de idade, entre os dias 8 e 10 de junho. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos, em intervalo de confiança de 95%.
LINK|-|https://investigams.com.br/2023/08/03/enfraquecido-no-psdb-prefeito-ameaca-licenca-e-saida-de-bando-do-partido/|-|InvestigaMS