Justiça eleitoral aprova contas do PRTB e Contar pode recuperar presidência do partido

Decisão foi publicada dias depois de o diretório nacional do PRTB distituir o Diretório Estadual

06/07/2023 00h00 - Atualizado em 06/07/2023 às 15h25

Por Wendell Reis | InvestigaMS

A justiça eleitoral aprovou, nesta quarta-feira (5), a prestação de contas do PRTB na eleição em Mato Grosso do Sul no ano passado. A decisão foi publicada dias depois de o diretório nacional do PRTB distituir o Diretório Estadual, presidido por Renan Contar.

“Do cotejo dos autos, verifico que a unidade técnica, por meio do sistema SPCE, analisou com profundidade todos os pontos necessários à cognição exauriente da demanda, sem encontrar qualquer vicio ou impropriedade relevante. Dessa feita, adoto o parecer emitido pela unidade técnica deste Tribunal Regional, no sentido de não haver falhas nas contas prestadas que comprometam sua regularidade, em total acordo com o entendimento ministerial”, diz a decisão.

Com as contas aprovadas, Contar pode recuperar o comando do partido. “A decisão da nacional foi no sentido de intervir e dar amplo direito de defesa e contraditório. Basta apresentar as alegações e provas aos conselho fiscal e de ética. São eles que dirão se o procedimento foi correto ou não e com certeza eventual decisão judicial será apreciada”, explicou o secretário da executiva nacional do PRTB, Cleber Teixeira.

Já a assessoria do PRTB informou que a diretoria segue à frente do partido, afirmando que não foram notificados sobre tal decisão. Apresentaram, inclusive, certidão da Justiça Eleitoral comprovando a efetividade do diretório, com Contar presidente e a esposa dele, Iara Diniz Contar, primeira secretária.

O caso

O ex-deputado estadual Capitão Contar (PRTB), bem como todo diretório do PRTB em Mato Grosso do Sul, foram afastados do comando do partido.

A informação foi confirmada pelo secretário da executiva nacional do partido, Cleber Teixeira. Ele explica que a decisão foi tomada no último domingo pela executiva nacional.

O motivo seria a falta de prestação de contas, que levou o partido a ser notificado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Contar e a diretoria foi comunicada, mas tiveram os direitos partidários afastados até justificarem o porquê de não terem enviado prestação de contas ao diretório antes de repassar para a Justiça Eleitoral.

LINK|-|https://investigams.com.br/2023/07/06/justica-eleitoral-aprova-contas-do-prtb-e-contar-pode-recuperar-presidencia-do-partido/|-|InvestigaMS


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros