Por Wendell Reis | InvestigaMS
O deputado estadual Zeca do PT não acredita na união da direita em Mato Grosso do Sul e, mais precisamente, na Capital. A união da direita é citada pelo deputado federal Marcos Pollon (PL) como missão recebida do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na avaliação de Zeca do PT, Pollon não conseguirá unir a direita porque representa a “ultra direita” o que dificultará parceria com outras lideranças, também de direita, para o grupo que pretende montar.
“Não acredito que a direita vá se unir. O Pollon representa o radicalismo da ultradireita. Temos a figura da prefeita (Adriane Lopes). Beto (deputado federal Beto Pereira), também centro-direita”, citou o deputado, pontuando que a dupla não vai compor com Pollon.
O deputado, que é pré-candidato à Prefeitura de Campo Grande, e pode enfrentar Pollon, também pré-candidato, avalia que é possível, ao contrário da direita, uma união do grupo de esquerda em Mato Grosso do Sul.
“Não temos a ultra esquerda. Temos a esquerda democrática, com PT, PDT, PV e PSB. Queremos construir essa aliança”, justificou o deputado. Zeca é favorável, por exemplo, ao diálogo com Lucas de Lima (PDT), também pré-candidato em Campo Grande, para que lá na frente decidam quem tem mais condições de vencer. “Nós queremos construir esta aliança que é muito interessante e, a partir disso, construir a melhor candidatura e a melhor chapa”, concluiu.
Pollon recebeu, recentemente, a missão de comandar o PL em Mato Grosso do Sul, mas pode enfrentar dificuldade na composição da direita. O PP, por exemplo, que era aliado de Jair Bolsonaro e liderado por Tereza Cristina em Mato Grosso do Sul, deve priorizar parcerias com o PSDB. O mesmo acontece com o Republicanos que na Capital, por exemplo, deve apoiar Beto Pereira.
Pensando nesta dificuldade de ampliar a direita mais bolsonarista que o deputado João Henrique Catan (PL) defendeu a permanência de Capitão Contar no PRTB, para evitar a perda de um partido, ainda que seja considerado pequeno no Estado. Contar ainda está avaliando a possibilidade de mudança e, por enquanto, segue pré-candidato na Capital.
LINK|-|https://investigams.com.br/2023/07/03/zeca-duvida-de-uniao-da-direita-e-classifica-pollon-como-representante-do-radicalismo/|-|InvestigaMS