Por Wendell Reis | InvestigaMS
O diretório estadual do PSDB, comandado pelo ex-governador Reinaldo Azambuja, vai encomendar pesquisa de intenção de votos nas cinco maiores cidades de Mato Grosso do Sul: Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã.
O estudo vai balizar o partido para definições sobre rumos eleitorais, principalmente nos municípios onde não há acordo dentro da própria sigla. É o caso, por exemplo, de Dourados, onde três deputados disputam a preferência e outro ex-deputado ainda pode vir.
Os deputados estaduais Lia Nogueira e Zé Teixeira, bem como o federal, Geraldo Resende, já anunciaram interesse na disputa. Além disso, Zé Teixeira convidou o ex-deputado estadual Marçal Filho para retornar ao partido. O grupo, inclusive, se reuniu recentemente em Dourados para anunciar que não aceitarão apoiar o atual prefeito, Alan Guedes (PP), porque querem candidatura própria.
Corumbá também vive disputa interna com a divisão de grupos. O atual prefeito, Marcelo Iunes, não pode mais concorrer. Ele era vice de Ruiter Cunha e já está no segundo mandato. Ele tenta emplacar o secretário de Governo dele, Luiz Antônio da Silva, mas enfrentará resistência.
O grupo tem como uma das adversárias a viúva de Ruiter, Bia Cavassa, que pretende entrar na disputa. Além dela, estão de olho na oportunidade os vereadores Ubiratan Canhete (PSDB) e Luciano Costa (PSDB).
Em Três Lagoas o partido pretende lançar o presidente da Câmara do Município, Doutor Cassiano Maia. Já em Ponta Porã, o partido vai tentar garantir a reeleição do prefeito Eduardo Campos, que assumiu após a renúncia de Hélio Peluffo (PSDB). Na Capital o partido tem como único interessado o deputado federal Beto Pereira.
Em Campo Grande e Dourados, o PSDB tem como aliados os filiados ao PP, Adriane Lopes e Alan Guedes. Eles estão, inclusive, de olho no apoio do governador Eduardo Riedel (PSDB), visto que apoiaram a candidatura dele no ano passado.
LINK|-|https://investigams.com.br/2023/06/07/com-disputas-internas-por-candidatura-psdb-encomenda-pesquisas-para-prefeituras/|-|InvestigaMS