Por Wendell Reis | InvestigaMS
O deputado Zeca do PT apresentou requerimento ao Governo do Estado cobrando providências em relação à pulverização aérea Mato Grosso do Sul. Ele quer saber se já existem estudos, em andamento ou já realizados, por parte da SEMADESC e IMASUL, sobre o impacto negativo incidente na produção da agricultura familiar.
O deputado ainda cita prejuízo à saúde da populacao que vive nos assentamentos, decorrente do uso indiscriminado da pulverização aerea de agrotóxicos nas grandes lavouras do Estado de MS, que têm contaminado em larga escala a água dos rios utilizados pelos assentamentos..
“Agricultores familiares oriundos da regiao de Antonio Joao, que ja foi considerada a maior produtora de tomates no Estado, reclamam que o abuso da pulverização de agrotóxicos em grande escala nas lavouras da regiao tem contaminado o cultivo do tomate realizado pelos pequenos produtores, o que leva a perdas inestimáveis para estas familias, inclusive com a diminuição drástica da produção final e, consequentemente, de sua renda”, exemplificou.
O deputado também cita como exemplo o que ocorre com os apicultores dos assentamentos do Municipio de Guia Lopes da Laguna, que sofrem com o aumento da mortandade das abelhas.
Segundo o deputado, em Glória de Dourados, uma grande movimentação popular, liderada pelos sericultores da regiao, resultou em uma lei municipal que proíbe a aplicação de agrotóxico atraves de aviões dentro dos limites do Municipio, uma vez que o veneno aplicado indiscriminadamente por meio aereo, estava destruindo as folhas de amoreiras, principal fonte de alimento do bicho-da-seda, que é cultivado na regiao para a produção e comercialização de tecidos.
Foto: Luciana Nassar/Assembleia
LINK|-|https://investigams.com.br/2023/06/06/deputado-questiona-fiscalizacao-para-impedir-contaminacao-por-pulverizacao-aerea-em-ms/|-|InvestigaMS