Tereza alcança maioria do eleitorado com desafio de reeleger prefeitos nas maiores cidades

A senadora Tereza Cristina (PP) chega nesta quinta-feira (1º), com a filiação da prefeita Adriane Lopes, à maioria do eleitorado sul-mato-grossense

30/05/2023 00h00 - Atualizado em 02/06/2023 às 15h40

Por Wendell Reis | InvestigaMS

A senadora Tereza Cristina (PP) chega nesta quinta-feira (1º), com a filiação da prefeita Adriane Lopes, à maioria do eleitorado sul-mato-grossense, incluindo as duas maiores cidades do Estado, Campo Grande e Dourados, que juntas têm mais de 1,2 milhão de habitantes, de um total de 2,8 milhões em Mato Grosso do Sul.

Após sucesso na última eleição, quando foi fundamental para vitória de Eduardo Riedel (PSDB), Tereza aposta em sua capacidade de transferir votos para ajudar Adriane Lopes em Campo Grande e Alan Guedes em Dourados a conseguirem a reeleição.

Tereza tem agora o desafio de fortalecer Alan Guedes e Adriane Lopes, que devem ter pela frente uma disputa com o PSDB, com o Governo do Estado nas mãos. Em Dourados, Alan Guedes deve enfrentar um dos três deputados do PSDB (Lia Nogueira, Zé Teixeira ou Geraldo Resende). Já Adriane caminha para confronto com Beto Pereira (PSDB) na Capital.

Soma-se ao grupo de adversários o Partido Liberal, de Jair Bolsonaro, que pode ter o deputado Marcos Pollon candidato em Campo Grande e Rodolfo Nogueira em Dourados. A dupla luta para fortalecer o partido no Estado e têm em Tereza uma adversária forte, já que ela também é próxima a Jair Bolsonaro e pode convencer o ex-presidente a apoiar seus candidatos.

Adriane e Allan enfrentarão momento decisivo para o futuro político nos próximos meses. Passado o período de chuva, onde buracos tomam conta de ruas, os dois apostam na realização de obras para garantir popularidade e chegar forte no próximo ano, de eleição, quando voltam a encarar as dificuldades comuns do início do ano.

Alan Guedes chegará para a reeleição após quatro anos de mandato em Dourados, onde surpreendeu ao derrotar o candidato do Governo do Estado, Barbosinha. Já Adriane Lopes tem o desafio de mostrar trabalho após assumir a gestão no meio do caminho, com a saída de Marquinhos Trad. Ela tenta mostrar capacidade de gestão e também se tornar conhecida do eleitorado campo-grandense para chegar forte no próximo ano.

Adriane no PP

Adriane Lopes pertencia ao Patriota, um partido pequeno, e chegou à Prefeitura da Capital após a renúncia de Marquinhos Trad (PSD) para concorrer ao Governo do Estado. Na última eleição, o partido não atingiu a cláusula de barreira e pode ser extinto se não fizer fusão com outra sigla.

No cargo de prefeita, Adriane não precisa aguardar janela para trocar de sigla e tratou de fechar com Tereza Cristina, sinalizando que será candidata à reeleição, embora diga que o momento é de fortalecer a gestão e avançar em projetos para a Capital.

Em Dourados o PP conta ainda com o ex-deputado Marçal Filho no partido. Ele quer disputar a Prefeitura de Dourados e aguarda decisão do partido sobre quem será o escolhido, entre ele e o prefeito, para dizer se continua ou sai.

LINK|-|https://investigams.com.br/2023/06/01/tereza-alcanca-maioria-do-eleitorado-com-desafio-de-reeleger-prefeitos-nas-maiores-cidades/|-|InvestigaMS


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros