Indígenas entram em guerra com deputado na Assembleia e sobra até para número dois de Ministério

A sessão desta terça-feira na Assembleia Legislativa foi marcada por confronto entre indígenas e o deputado Zeca do PT

28/05/2023 00h00 - Atualizado em 31/05/2023 às 14h31

Por Wendell Reis | InvestigaMS

A sessão desta terça-feira na Assembleia Legislativa foi marcada por confronto entre indígenas e o deputado Zeca do PT. Os indígenas compareceram à Assembleia Legislativa para protestar contra o PL 490, que tramita na Câmara Federal, mas acabaram protagonizando discussões com Zeca do PT.

A coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Val Eloy Terena, chegou a pedir a retirada do deputado da presidência da Comissão Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas e Quilombolas.

Zeca, por sua vez, atribuiu o ato ao irmão de Val, Eloy Terena, número dois do Ministério dos Povos Indígenas. “A causa de vocês é maior que a mediocridade do Eloy”, rebateu o deputado.

Ao final da sessão, os indígenas, em sua maioria jovens, fizeram uma dança no saguão da Assembleia com cântico em protesto contra o deputado.

“Vamos dançar, balançar o catimbó, vamos amarrar o Zeca na pontinha do cipó”, cantavam e dançavam os indígenas.

Zeca disse que é preciso garantir tranquilidade ao País e criticou o incentivo ao acirramento dos ânimos. “Ninguém quer prejudicar os indígenas. Esse pessoal mais radical acirra os ânimos. Sou a favor da PEC que garante a indenização das terras. A favor da emenda que garante indenização”, reforçou.

Já Val Terena avaliou que a aprovação do PL 490 vai permitir que o agronegócio avance ainda mais sobre as terras Indígenas e causas uma grande destruição. Segundo ela, a manifestação tem o objetivo de dar o recado que estão atentos a todas as movimentações.

O Projeto de Lei 490/07 transfere do Poder Executivo para o Legislativo a competência para realizar demarcações de terras indígenas. Segundo o texto, que tramita na Câmara dos Deputados, a demarcação será feita mediante aprovação de lei na Câmara dos Deputados e no Senado.

LINK|-|https://investigams.com.br/2023/05/30/indigenas-entram-em-guerra-com-deputado-na-assembleia-e-sobra-ate-para-numero-dois-de-ministerio/|-|InvestigaMS


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros