Por Wendell Reis | InvestigaMS
A professora Teodora de Souza Guarani foi nomeada coordenadora Regional Dourados da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI). Com a nomeação, o Ministério dos Povos Indígenas atende um pedido de lideranças da região, que brigaram para emplacá-la na instituição.
A nomeação era aguardada há quase dois meses, quando as lideranças chegaram à ir na Prefeitura de Dourados cobrar a cedência da professora para o ministério, já que o secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Eloy Terena, disse que a nomeação estava liberada, mas ainda não havia sido publicada porque aguardavam a cedência pela Prefeitura de Dourados.
A Prefeitura, por sua vez, informou, na ocasião, que já havia liberado a professora. Ontem, quase dois meses depois, ela foi nomeada no governo de Luís Inácio Lula da Silva.
Teodora é professora indígena da etnia Guarani, graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), Mestra em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB (2013). Foi gestora de educação escolar indígena na Secretaria Municipal de Educação de Dourados – SEMED, no período de 2001 a 2008; membro da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena – CNEEI/MEC (2008 a 2012).
LINK|-|https://investigams.com.br/2023/05/26/apos-polemica-com-nomeacao-professora-e-nomeada-para-coordenar-funai-em-dourados/|-|InvestigaMS