Geração Z é a menos engajada no trabalho; funcionários de 18 a 25 anos são os que mais relatam não cumprir carga horária completa

Levantamento do EDC Group mostra que 12,50% dos respondentes entre 18 e 25 anos dizem não cumprir o expediente

23/05/2023 00h00 - Atualizado em 26/05/2023 às 16h05

Por redação

A geração Z tem os maiores percentuais em comportamentos e características considerados indesejáveis no trabalho se comparada com outras faixas-etárias, mostra pesquisa da consultoria de RH e outsourcing EDC Group. Feito com 328 brasileiros, o levantamento descobriu que 12,50% dos respondentes entre 18 e 25 anos dizem não cumprir o expediente, tendem a começar a jornada depois do horário combinado e a terminá-la antes do previsto.

Ainda, caso surja uma tarefa no final do expediente, 4,35% deles relatam não fazer e deixar para que outro colega faça. No que diz respeito às funções, 25% dos entrevistados concordam que a geração Z faz exatamente o que foi contratada para fazer, nem mais, nem menos.

Quando comparados aos millenials (nascidos entre 1981 e 1996), a geração Z se mostra significativamente menos engajada com o trabalho. Somente 1% dos respondentes entre 35 e 40 anos dizem não realizar tarefas no final do expediente, e outros 3% dizem não cumprir a jornada de trabalho estabelecida. Além disso, 16% dos respondentes desse grupo etário preferem exceder as horas de trabalho para não deixar de entregar alguma atividade proposta para o dia.

Isso não significa, necessariamente, que esses jovens profissionais sejam menos competentes do que os seus antecessores. “Os trabalhadores da geração Z são criativos e tendem a responder bem em grupos com profissionais de idades diferentes”, diz Daniel Campos, CEO da EDC Group.

A geração Z para além das fronteiras brasileiras

Os dados do estudo do EDC Group se assemelham às descobertas de uma pesquisa norte-americana da plataforma de currículos ResumeBuilder.com, na qual 74% dos líderes dos Estados Unidos acreditam que a geração Z é a mais difícil de se trabalhar em comparação com profissionais de outras idades. Os comportamentos que cada geração tem no ambiente de trabalho podem ser explicados pelos aspectos que elas vivenciaram. O fim da ideia de emprego e do vínculo de longo prazo com os empregadores, algo que seus pais e avós experimentaram, pode ser um dos pontos que influenciam o comportamento dos mais jovens.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros