Rita Lee, rainha do rock brasileiro, morre após longa batalha contra o câncer

O comunicado do falecimento de Rita foi feito na manhã desta terça-feira (9), pela família em seu perfil no Instagram

09/05/2023 00h00 - Atualizado em 09/05/2023 às 14h15

Por redação

Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras da história da música brasileira, morreu nesta terça-feira (9), aos 75 anos. Ela foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença.

Rita ajudou a incorporar a revolução do rock à explosão criativa do tropicalismo, formou a banda brasileira de rock mais cultuada no mundo, os Mutantes, e criou canções na carreira solo com enorme apelo popular sem perder a liberdade e a irreverência.

Sempre moderna, Rita foi referência de criatividade e independência feminina durante os quase 60 anos de carreira. O título de “rainha do rock brasileiro” veio quase naturalmente, mas ela achava “cafona” - preferia “padroeira da liberdade”.

Rita Lee Jones nasceu em São Paulo, em 31 de dezembro de 1947. O pai, Charles Jones, era dentista e filho de imigrantes dos EUA. A mãe, a italiana Romilda Padula, era pianista, e incentivou a filha a estudar o instrumento e a cantar com as irmãs. 

Diagnosticada com um tumor no pulmão esquerdo em 2021, a cantora enfrentou um longa trajetória contra a doença publicamente. Entre cura, remissão e internação, a cantora deixou os hospitais mais uma vez em fevereiro de 2023. Estável, Rita Lee anunciou até mesmo o lançamento de uma autobiografia, e mostrou que nem mesmo o câncer pode impedi-la de brilhar.

Em maio de 2021, Rita Lee descobriu um tumor primário no pulmão esquerdo e compartilhou o diagnóstico de câncer publicamente na sua conta do Instagram. "Nossa Rita submeteu-se a um check-up no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Os exames apontaram um tumor primário no pulmão esquerdo", escreveu a equipe que cuida da conta da cantora. "Ela já se encontra em casa e e dará sequência aos tratamentos de imuno e radioterapia", dizia o post.

Após quase um ano de tratamento, em abril de 2022, o filho de Rita Lee anunciou que a cantora havia vencido o câncer. "A cura da minha mãe me emocionou. Melhor notícia de todos os tempos. Manteve a cabeça erguida, com vontade de lutar e encarou tudo com seu bom humor habitual, tanto que apelidou o tumor de 'Jair', isse Beto Lee (45) em uma publicação. Com inúmeros famosos celebrando a cura da cantora nas redes sociais, como Ney Matogrosso (81), Gilberto Gil (80) e Carolina Dieckmann (44), o alívio se espalhou entre os fãs, mas não durou muito tempo.

Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros