Por Wendell Reis | InvestigaMS
O deputado estadual Coronel David (PL) denunciou o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), órgão vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, pelo financiamento de invasões de terra em Mato Grosso do Sul.
O deputado apresentou notas fiscais, de inquérito na polícia, que indicam financiamentos de ônibus para invasões de indígenas em propriedades rurais do Estado.
Coronel David detalhou que teve acesso a informações que ainda estão sendo apuradas e relatam a participação de autoridade federal, que compõe o Governo Federal atualmente, e uma autoridade eclesiástica que sabia e foi cúmplice de invasões.
O deputado Zeca do PT parabenizou David pelo pronunciamento. Citou caso recente de invasão à propriedade com título de 1854 e lamentou que organismos que não colocam a cara usem indígenas para invasões. “O presidente Lula não concorda com invasão de terra irresponsável”, afirmou.
A deputada Mara Caseiro (PSDB) recordou que presidiu a CPI do CIMI na Assembleia e encontrou um órgão incitador de invasão e que coloca em risco a vida dos indígenas e sem-terra quando incita a invadir. A deputada salientou não ser contra reforma agrária, mas a incitação a invasões e, consequentemente, insegurança no campo.