Por Wendell Reis | InvestigaMS
O governador Eduardo Riedel (PSDB) deu início nesta terça-feira ao projeto “MS Qualifica para um novo futuro”. A primeira ação do projeto será o “Voucher Transportador”, que beneficiará mil motoristas com qualificação e custeio da habilitação “D” e “E”.
O objetivo é qualificar os profissionais estejam preparados para assumir novos empregos e atender a demanda do setor. “O Governo é uma gente que liga os pontos, para alcançar as pessoas. Para ter um Estado próspero, ele precisa ser inclusivo, chegar lá na ponta. Este é um programa para quem busca um emprego, uma nova oportunidade. Este é só o primeiro passo”, afirmou o governador.
Serão disponibilizadas mil vagas nas regiões de Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Chapadão do Sul e São Gabriel do Oeste. O “Voucher Transportador” vai funcionar como uma escola de motoristas profissionais e cberá a Semadesc arcar com todos os custos dos cursos realizados pelo Senat com os motoristas. Já o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) vai isentar estes beneficiados das taxas referentes a habilitação (D e E) e o Senat promover esta qualificação com dois cursos, que totalizam 107 horas, na chamada “Escola de Motoristas Profissionais”.
“Primeiro vai se abrir o prazo para os interessados buscarem esta qualificação, depois será feito uma triagem daqueles que estão aptos mais rapidamente para conseguirem se tornar motoristas com carteira D e E”, explicou o secretário da Semadesc, Jaime Verruck.
O segmento de motoristas de cargas e ônibus foi escolhido pela demanda crescente de escoamento de produção no Estado. O diretor-adjunto do Sest/Senat, Vinicius Ladeira, relatou que o setor não contrata profissionais na área por falta de qualificação. Segundo o diretor-presidente da Setlog-MS (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Estado de MS), Cláudio Cavol, 70% das transportadoras estão com deficiência de motoristas.
MS Qualifica
O Plano Estadual de Qualificação Profissional lançado nesta terça-feira (02), vai contribuir com os trabalhadores para obtenção de melhores empregos, para criar novas oportunidades e aumentar a renda de profissionais, promovendo assim a inclusão social e redução da pobreza.
O governo também trabalha na elaboração do “Voucher de Desenvolvedor de Sistemas” para programadores de software, qualificação para mulheres na fronteira, programa para pessoas com deficiência, busca ativa de trabalhadores que estão desempregados, qualificação rápida em massa, e qualificação para setor hoteleiro, entre outros.
Foto: Saul Schramm
LINK|-|https://investigams.com.br/2023/05/02/governo-inicia-projeto-de-qualificacao-com-oferta-de-habilitacao-d-e-e-para-mil-motoristas/|-|InvestigaMS