Por redação
O ChatGPT é, atualmente, a inteligência artificial generativa mais popular do mercado, mas ela está longe de ser a única. Esse tipo de tecnologia, que envolve a criação de conteúdos por sistemas automatizados, já tem sido usado em diversos projetos, com aplicações que podem ajudar no dia a dia.
Rowan Cheung, especialista em inteligência artificial, destacou em um post no Twitter que "o ChatGPT representa apenas uma fração das melhores ferramentas de inteligência artificial" disponíveis hoje para os usuários. E muitas delas surgiram inclusive para concorrer com a criação da OpenIA.
Da criação de textos, imagens e vídeos até o uso para organização de rotinas e curadoria de conteúdo, é possível usar as IAs generativas em diferentes ocasiões, reduzindo o tempo gasto em algumas atividades e usando a nova tecnologia a seu favor. Confira alguns projetos:
Runway
A Runway lançou recentemente um aplicativo, o Runway Gen-1, que busca unir o uso de inteligência artificial com a criação de vídeos. Após fazer o download do app, é preciso integrá-lo com a sua biblioteca de mídias salvas no seu aparelho e conceder acesso à câmera do smartphone.
Com isso, é possível enviar arquivos já existentes ou então realizar gravações na hora por meio do aplicativo. Depois disso, o app usa uma inteligência artificial para criar modelos de "filtros" que podem ser aplicados nesses conteúdos e adaptá-los, combinando o conteúdo original com a criação da IA.
Midjourney
O Midjourney é uma das ferramentas de inteligência artificial generativas mais conhecidas do mercado. Ele é focado na criação de imagens a partir de comandos enviados pelos usuários, trabalhando a partir de um banco de dados de referência que inclui milhares de imagens já criadas e que circulam pela internet.
Além do Midjourney, outras inteligências artificias focadas na criação de imagens são o DALL-E, dos mesmos criadores do ChatGPT, e o Stable Diffusion. Recentemente, ele passou por uma atualização para melhorar a qualidade das imagens criadas. Muitas vezes, porém, essa qualidade também depende dos próprios comandos enviados à ferramenta, mostrando a importância de saber explorá-los.
Microsoft Designer
A Microsoft tem sido uma das gigantes de tecnologia com mais investimentos na área de inteligência artificial. Recentemente, ela expandiu o acesso do público para uma de suas ferramentas mais modernas na área, o Microsoft Designer. Ele também será totalmente integrado ao Edge, o seu navegador padrão.
O Designer foi idealizado para facilitar o trabalho de criação de imagens a partir de comandos em texto que são enviados para o sistema da ferramenta. É possível usar as imagens criadas tanto como inspiração quanto como base para criar peças e outros materiais, integrando os materiais criados a outros aplicativos que formam o Microsoft 365, como Word ou PowerPoint.
Studio AI
O Studio AI vai além de ferramentas de inteligência artificial como o Microsoft Design e o Midjourney, que são focados na criação de imagens. A partir de comandos em texto, ela pode ser usada para criar peças publicitárias e outros conteúdos do zero, criando conceitos, imagens e textos.
Entretanto, ela também possui uma interface semelhante a outras ferramentas tradicionais de criação, permitindo que o usuário edite e trabalhe esses materiais diretamente no aplicativo, podendo mudar o tamanho de fontes, as cores usadas e o posicionamento de cada elemento criado pela IA.
PlanWithFlow
O Flow foi criado para facilitar a gestão de finanças pessoais. Com o uso de inteligência artificial, a ferramenta consegue criar planejamentos de finanças a partir de comandos enviados pelos usuários, como descrições de renda mensal, despesas, investimentos e dívidas.
Depois que as informações são enviadas para a ferramenta, a inteligência artificial se baseia nos dados para criar visualizações e esquemas mais simples para os usuários, facilitando a gestão desses recursos e o planejamento de gastos ou investimentos. Disponível de forma gratuita, as interações precisam ser feitas apenas em inglês até o momento.