Governo vai promover o I Festival de Cinema das Escolas Estaduais de MS

Para promover uma educação de qualidade aliada à cultura, o Governo do Estado vai lançar o Festival de Cinema nas escolas da Rede Estadual de Ensino

02/05/2023 00h00 - Atualizado em 05/05/2023 às 17h17

Por redação

Para promover uma educação de qualidade aliada à cultura, o Governo do Estado vai lançar o I Festival de Cinema das Escolas Estaduais de MS – Prêmio “Joel Pizzini”. O lançamento será na próxima segunda-feira, oito de maio, a partir das 14h, no Museu da Imagem e do Som, que fica no prédio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

A realização é da Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio do Núcleo de Arte e Cultura (NUAC), em parceria com o Museu da Imagem do Som (MIS), com o apoio cultural da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc), Fundação de Cultura de MS, Fundação de Desporto e Lazer de MS (Fundesporte) e Rede Educativa de Rádio e TV.

Participação

Poderão participar do I Festival de Cinema das Escolas Estaduais de MS - Prêmio “Joel Pizzini”, estudantes devidamente matriculados nas escolas da Rede Estadual de Ensino (REE). O Festival é de caráter competitivo com regulamento e temática específica.

Todos os trabalhos serão submetidos às regras e avaliação do corpo de jurados e ao final serão divulgados os resultados com a entrega da premiação e uma programação cultural prevista para acontecer em Campo Grande, no dia 28 de setembro, às 18h com local a ser definido e divulgado posteriormente.

Essa iniciativa partiu da necessidade de ampliar a promoção das práticas de produções artísticas dentro das escolas estaduais, uma vez que, o NUAC é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento das políticas públicas de cultura em toda a Rede Estadual de Ensino de MS.

Essas ações formam uma ampla programação cultural e compõe-se de atividades permanentes como os projetos do Programa: Arte e Cultura na Escola e eventos esporádicos que abrangem diferentes linguagens artísticas, tais como: Festival da canção, mostra cultural, encontros e formação de professores de artes.

Temática

De acordo com o gestor do NUAC Fábio Germano da Silva, o I Festival de Cinema das Escolas Estaduais de MS é mais uma ação que possibilita o exercício da criação artística e participação coletiva dos nossos alunos, com o intuito de provocar discussões acerca de temas de relevância com foco na educação. “O tema escolhido foi o meio ambiente onde os alunos poderão compor seus roteiros e discorrer suas histórias de modo criativo e original embasados pela pesquisa, e especial atenção às questões mais urgentes e reais que envolvem o tema proposto”, enfatiza Germano.

Os organizadores do Festival entendem que o meio ambiente é uma fonte inesgotável e um universo de possibilidades para uma conscientização coletiva e urgente. E diante disso, a arte torna-se um meio de alertar, educar e conscientizar a nossa sociedade.

Cineasta Joel Pizzini

Joel Pizzini Filho nasceu no Rio de Janeiro em 1960 e viveu um período de sua vida em Dourados, juntamente com a sua família. Seu trabalho no cinema inclui direção, roteiro, produção e cinematografia. Realizou os filmes: Último Trem (2014); Olho Nu (2012); Dormente (2005); 500 Almas (2004); Glauber Rocha (2004); realizado para a tv; Abry (2003); Enigma de um Dia (1996), Caramujo-Flor (1988), dentre outros.

Recebeu diversos prêmios por seus filmes, entre eles o Prêmio Glauber Rocha de melhor filme concedido pela Jornada Internacional de Cinema da Bahia (1997), por Enigma de um Dia, o Prêmio de Melhor Filme do Festival de Cinema de Brasília, por 500 Almas (2004) e o prêmio de Melhor Documentário Prêmio CPFL Energia É Tudo Verdade "Janela para o Contemporâneo" para Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz (2012).

Por tão relevantes contribuições para a arte do cinema a Secretaria de Estado de Educação decidiu homenagear o cineasta Joel Pizzini, que além de sua importante produção artística, mantém laços estreitos com a cultura sul-mato-grossense, sendo um autêntico representante da nossa identidade cultural e também pelo seu engajamento nas questões ambientais. Mais informações no Núcleo de Arte e Cultura, pelo telefone (67) 3323-7212.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros