Por Wendell Reis | InvestigaMS
O Diário Oficial da União desta quinta-feira (27) traz a nomeação de mais um superintendente do Governo Federal em Mato Grosso do Sul, na gestão de Luís Inácio Lula da Silva (PT). Desta vez, para o Ministério da Cultura.
“Nomear JOÃO HENRIQUE DOS SANTOS para exercer o cargo de Superintendente, código CCE 1.10, da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura, no Estado do Mato Grosso do Sul”, diz o decreto.
A indicação para o Iphan em Mato Grosso do Sul seria da quota do Partido Verde (PV), aliado do governo do presidente Lula. Entretanto, o governo optou por fazer a escolha de um servidor de carreira.
João Henrique é doutorando em Arquitetura e Urbanismo pelo PPGAU da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos pela Universidade Federal da Bahia (MP-CECRE/UFBA). Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (2009) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – Uniderp (2015).
Ocupou o cargo em comissão de Chefe de Divisão Técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan em Mato Grosso do Sul de junho/2013 a julho/2016. Atuou no desenvolvimento de projetos de arquitetura, consultorias e educação patrimonial em Campo Grande. Tem experiência na área de História e Arquitetura, com ênfase em Patrimônio Cultural. Em 2020 foi consultor PRODOC pela UNESCO/IPHAN para a elaboração de subsídios do Plano de Conservação do Forte de Coimbra em Corumbá/MS.
LINK|-| https://investigams.com.br/2023/04/27/governo-lula-barra-aliado-no-comando-do-iphan-em-ms/|-|InvestigaMS