Por redação
A Apple acaba de consolidar mais um passo na ampliação da oferta de serviços financeiros. Após lançar produtos como o Apple Card, Apple Cash e Daily Cash, a empresa se uniu ao Goldman Sachs para lançar uma conta poupança que, segundo a empresa, remunera até 10 vezes mais que a média nacional nos Estados Unidos. O serviço foi lançado para aqueles que possuem o Apple Card, cartão de crédito da empresa.
Na onda de juros altos pela qual o país passa, a promessa da Apple é de um retorno de 4,15% ao ano A rentabilidade, entretanto, pode mudar sem aviso prévio, a depender da situação das taxas praticadas nos Estados Unidos. Atualmente a faixa de juros no país fica entre 4,75% e 5% ao ano, conforme a última reunião do banco central americano (Federal Reserve).
A novidade já havia sido anunciada em outubro do ano passado, mas somente agora começaram as operações. Depois de configurar a nova poupança, o usuário receberá depósitos automáticos do Daily Cash diretamente nesta conta. O dinheiro passa a render instantemente. O Daily Cash é o serviço de 'cashback' da Apple, em que o cliente recebe uma parte do valor pago na compra de volta, normalmente algo em torno de 2%. O rebate vale para compras feitas por meio do cartão da Apple (Apple Card).
Não há tarifas, aplicação mínima, nem limites de saques na poupança. "Nosso objetivo é construir ferramentas que ajudem os usuários a ter uma vida financeira mais saudável e ter uma poupança na carteira (Wallet) permite que eles gastem, enviem e poupem dinheiro, tudo em um só lugar", afirma, em comunicado, Jennifer Bailey, vice-presidente do Apple Pay e Apple Wallet.
Os clientes também podem realizar depósitos na poupança por meio de outros bancos ou por dinheiro colocado do Apple Cash, que é uma espécie de cartão virtual pré-pago da Apple.
O novo produto de conta-poupança só está disponível para usuários que tenham o cartão da Apple nos Estados Unidos. Após o pedido do cartão, a solicitação passa por uma triagem de aprovação, analisando o histórico de crédito do solicitante.
No Brasil, os usuários de iPhones têm acesso ao Wallet (carteira), que é um serviço que reúne cartões de outros bancos e até vale-refeição no celular e permitem pagamento por aproximação somente com o aparelho. Os demais serviços financeiros ainda não chegaram aqui.