Isenção da taxa do Enem 2023: saiba quem tem direito e quando pedir

Os candidatos aptos devem solicitar o benefício até 28 de abril

Por

Por redação

A isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 pode ser solicitada pelos candidatos entre esta segunda-feira (17) e 28 de abril. Tire suas dúvidas abaixo. Quem tem direito ao benefício? Participantes que estão no último ano do ensino médio de escolas públicas; Alunos que estudaram durante todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais da rede privada, desde que tenham renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.980); Cidadãos em vulnerabilidade social, com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Como solicitar a isenção? É preciso entrar na Página do Participante e informar o CPF, a data de nascimento, o e-mail e um número de telefone válido. E quem estava isento no Enem 2022, mas não fez a prova? Nesse caso, é necessário entrar na Página do Participante e justificar a ausência (anexando um atestado médico ou um boletim de ocorrência, por exemplo). Caso contrário, perderá o direito à isenção. Quando saem os resultados da isenção? Em oito de maio. Caso o pedido seja negado, é possível entrar com recurso entre 8 e 12 de maio. Quem conseguir a isenção precisa se inscrever no Enem?
Sim. Todos, isentos ou não, deverão fazer a inscrição entre cinco e 16 de junho. As provas serão aplicadas em cinco e 12 de novembro.