Por Wendell Reis | InvestigaMS
O deputado Antônio Vaz assume a presidência do Republicanos com a missão de garantir em Mato Grosso do Sul o sucesso do partido no País, onde tem a sexta maior bancada da Câmara Federal, com 41 deputados federais eleitos.
O deputado já assumiu a função antes exercida por Wilton Acosta, mas o evento oficial de posse acontecerá no mês de maio, com a presença do presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira.
A meta principal é eleger, em 2026, um deputado federal para o partido em Mato Grosso do Sul e isso passará pela construção de bases nos municípios nas próximas eleições, quando serão escolhidos prefeitos e vereadores.
O Republicanos não tem nenhum prefeito, uma vice, no Município de Nova Alvorada, e 18 vereadores em Mato Grosso do Sul. A meta é eleger de cinco a dez prefeitos e praticamente triplicar o número de vereadores, elegendo 50 parlamentares.
Destes 18 vereadores, dois atuam na Capital (Betinho e Gilmar da Cruz), onde o processo rumo a próxima eleição já está adiantado. Segundo deputado, o partido já conta com metade da chapa de vereadores para a próxima disputa.
Antônio Vaz aposta no interesse de parlamentares da direita que não pertencem a ala mais extremista. Ele afirma estar conversando com lideranças para filiação no partido, mas preferiu não adiantar nomes.
O Republicanos apoiou a gestão de Jair Bolsonaro e até o momento não está na base de sustentação de Luís Inácio Lula da Silva. O partido abriga pessoas próximas a Bolsonaro. A senadora Damares Alves (DF) e o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, ex-ministros de Bolsonaro, estão filiados ao partido.
Foto: Luciana Nassar/Assembleia
LINK|-|https://investigams.com.br/2023/04/13/deputado-assume-partido-com-missao-de-triplicar-numero-de-vereadores-e-eleger-prefeitos/|-|InvestigaMS