Por redação
Dizem, no Brasil, que o ano só começa depois do carnaval. Será que essa frase vale também para o mercado de recrutamento? Um levantamento feito pela Infojobs, HR Tech que desenvolve soluções para RH, mostrou que o período com mais contratações do ano é janeiro, segundo 46,8% dos profissionais de recursos humanos respondentes.
O período pós-carnaval ficou em segundo lugar, com 24,7% das respostas, seguido do início do segundo semestre, com 15,6% e o final do ano, com 13%.
“Nos meses de novembro e dezembro, as empresas tendem a planejar o ano seguinte, definindo metas e elaborando estratégias de crescimento. Portanto, é natural que as oportunidades apareçam em maior volume”, comenta Ana Paula Prado, CEO do Infojobs. “Eu diria que o resultado é reflexo daquele ditado ‘ano novo, vida nova’, a fim de crescer ainda mais contratando novos colaboradores”.
De qualquer forma, segundo a pesquisa, as expectativas neste semestre são boas para quem busca um novo emprego. Dos recrutadores participantes do levantamento, 76, 6% dizem que a empresa pretende fazer contratações. Desses, 83,1% afirmaram que os processos seletivos já estão em andamento.
Em relação ao volume de contratações, 28,8% afirmaram que vão trabalhar até cinco vagas, enquanto que 23,7% disseram que vão recrutar de uma a três pessoas. A mesma porcentagem (23,7%) disse que vai recrutar para mais de 20 oportunidades. Dessas posições, os cargos de auxiliar ou assistente aparecem em destaque com 38,2%.
Emprego: áreas em alta em 20234
Um outro levantamento do Infojobs mostrou as áreas mais promissoras para 2023. Em primeiro lugar aparece o comercial, para funções que vão desde cargos operacionais até gerência.
A área de tecnologia ficou em segundo lugar nessa lista, com oportunidades para todos os níveis hierárquicos, de estagiário a consultor. A terceira posição ficou com administração e a quarta, com logística – com ofertas para todos cargos, de operacionais a supervisão.
Profissionais do setor de alimentos e gastronomia também encontram mais oportunidades, principalmente porque o segmento está em retomada pós-pandemia. Estão disponíveis vagas para todos os níveis, de operacional a coordenador.
Para este ano, profissionais da indústria, construção civil, finanças, serviços gerais e recursos humanos também podem encontrar ofertas de emprego para diversos níveis, já que as áreas também estão aquecidas, diz o Infojobs.
*Dados Valor