Por Wendell Reis | InvestigaMS
Os vereadores derrubaram, na sessão desta terça-feira, dois requerimentos com convocação para que a prefeita Adriane Lopes (Patriota) prestasse esclarecimentos na Câmara.
Os requerimentos, de autoria do vereador Marcos Tabosa (PDT) foram derrubados por 23 votos contrários, contra apenas três favoráveis. Votaram a favor Tabosa, Luiza Ribeiro (PT) e Professor André (Rede).
Nos requerimentos Tabosa solicitou presença da prefeita para explicar se foi a gestão dela ou do ex-prefeito Marquinhos Trad que deixou a prefeitura no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN), bem como justificar as denúncias de suposta folha secreta.
O líder da prefeita, Beto Avelar, solicitou a derrubada do pedido, alegando que a prefeitura recebeu nota dez em transparência. Ele afirmou ainda que não existe folha oculta e que alguns servidores recebem adicional por dedicação exclusiva ao trabalho.
O vereador Otávio Trad (PSD) considerou o pedido uma maneira de forçar a barra, já que a maioria dos vereadores tem relação saudável, do ponto de vista de mandato, com a atual gestão. “Convocar o prefeito é quando quebra essa relação”, alegou. A tese foi a mesma defendida pelo vereador João Rocha (PP), que comparou o requerimento a alguém que toma o remédio mais forte na primeira dor de cabeça.
A vereadora Luiza Ribeiro votou favorável porque disse enfrentar dificuldade para conseguir informações. A justificativa foi compartilhada pelo vereador Professor André, que assegurou sempre votar sim para requerimentos, que considera um direito e importante instrumento para o trabalho do vereador.
LINK|-|https://investigams.com.br/2023/04/04/vereadores-derrubam-requerimentos-que-convocavam-prefeita-prestar-esclarecimentos-na-camara/|-|InvestigaMS