Por redação
Ao passar por Aquidauana pela rodovia BR-262, ainda faltam 277 km para a chegada em Corumbá, trecho aberto em meio ao Pantanal e sua diversidade - o que de pronto já indica que são muitos os animais silvestres atravessando a pista. Infelizmente, a combinação destes com os veículos em alta velocidade acaba sendo fatal.
Contudo, diversas ações tentam mitigar esses danos, envolvendo iniciativa pública e privada em projetos que contam com câmeras para aumentar o monitoramento e até com bonecos à beira da pista, com bandeiras de alerta para os motoristas.
O programa do governo de Mato Grosso do Sul, Estrada Viva, visa preservar as faunas nas rodoviais estaduais. A Polícia Militar Ambiental (PMA) e Instituto Homem Pantaneiro (IHP) fecharam neste ano parceria com foco na BR-262, estrada que é de responsabilidade federal e tem o trecho entre Aquidauana e Corumbá como o mais crítico quanto a atropelamentos de animais.
A parceria tem vários eixos, sendo um deles o de intervenções diretas e indiretas. Uma das ações consiste na instalação de bonecos uniformizados de laranja, com bandeiras vermelhas de alertas nas mãos, à beira da pista, nos pontos identificados como os mais críticos e de constante travessia de animais.
Técnica já usada com frequência em obras rodoviárias, o objetivo é que ao ver os bonecos os condutores reduzam a velocidade e aumentem o nível de atenção, evitando acidentes e protegendo assim a fauna pantaneira.
"Qualquer ação feita é sempre relevante, já que existe ali na região pantaneira uma quantidade enorme de animais atravessando a pista, devido a sua grande fauna", comenta o chefe da Comunicação da PMA, tenente-coronel Ednilson Paulino Queiroz, que além de policial é biólogo com doutorado em Ecologia e Conservação.
Além dos bonecos, a parceria entre PMA e IHP vai permitir a instalação de câmeras na BR que vão registrar a rotina dos animais na rodovia. Já há câmeras instaladas em alguns trechos, sendo que nestas os cartões de memória já instalados e estão sendo coletados para embasar os pesquisadores do IHP.
A PMA também vai intensificar a frequência de barreiras educativas, realizadas especialmente nos postos localizados na BR-262. Um desses postos fica no Buraco das Piranhas, em Miranda, local de passagem obrigatória para quem vai à Corumbá.
"É uma rodovia com histórico de muitos atropelamentos e precisamos interromper esse processo, que é o segundo maior motivo de extinção de espécies. Por isso precisamos avançar com essas ações integradas, minimizando esses estragos que estão destruindo esse nosso grande ativo", explica o presidente do IHP, Angelo Rabelo.
Angelo conta também que atualmente há seis túneis pontos de passagem de animais diversos, como onças, servos e queixadas, por exemplo. "A PMA nos ajuda nesse sentido com a vistoria desses pontos, um trabalho de prevenção", conclui.
Estrada Viva
Nas estradas estaduais, essas de responsabilidade do governo de Mato Grosso do Sul, está em implantação o programa Estrada Viva. O projeto piloto ocorre na MS-345, conhecida como Estrada do 21, ligando Anastácio - a partir da BR-419 - até Bonito.
A pista pavimentada está sendo construída considerando as normas do programa, com seis pontos de passagem específicos ao longo da estrada, que tem pouco mais de 100 quilômetros. A rodovia, quando estiver concluída, será o principal acesso ao município de Bonito, diminuindo o tráfego na MS-382 e MS-178.
O monitoramento permanente das rodovias estaduais ocorre ainda nas MS-040, MS-339, MS-178, MS-382, MS-180, MS-473, MS-450 e MS-258, além da Estrada do Turismo, que é do município de Bonito e dá acesso ao rio Formoso.