Por redação
Segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira (27) pela consultoria global Interbrand, o Itaú segue como a marca brasileira mais valiosa. Bradesco (2º), Skol (3º) e Brahma (4º) ficaram nas posições seguintes. O Banco do Brasil fecha o Top cinco. As quatro primeiras do ranking repetem o apontamento do ano anterior.
Somadas, as 25 marcas que compõem o ranking ultrapassaram o valor de R$ 153 bilhões. O número representa um crescimento de 6% na comparação com a edição anterior.
Renner cresce
Na comparação com o ranking anterior, a marca que apresenta o maior crescimento é a Renner (14%). Embora tenha subido apenas uma posição, de 12ª para 11ª, seu valor de marca saiu de R$ 1,7 bilhão para R$ 1,9 bilhão.
Além da Renner, apenas outras sete marcas, do ranking de 25 companhias, apresentaram crescimento de dois dígitos: Localiza (13%), PagSeguro (13%), Atacadão (13%), Hering (12%), Assaí (11%), Porto Seguro (11%) e Drogasil (10%).
Americanas caem de 10º para 19º
Embora as informações financeiras utilizadas no estudo sejam referentes aos anos de 2021 e 2022, a força de marca da Lojas Americanas sofreu um grande impacto após as inconsistências contábeis publicadas em janeiro deste ano, que resultou em uma desvalorização de 53%, tendo hoje como valor estimado R$ 844 milhões. "As marcas de maior crescimento do estudo foram as que souberam se adaptar as rápidas alterações comportamentais de seu público nesta era onde a rapidez e certeza da mudança dão forma ao novo normal" afirma Beto Almeida, CEO da Interbrand.
Confira as 10 primeiras do ranking Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2022/2023:
Itaú: R$ 44,3 bilhões (valor da marca)
Bradesco: R$ 28,6 bilhões
Skol: R$ 18,8 bilhões
Brahma: R$ 13,3 bilhões
Banco do Brasil: R$ 10,3 bilhões
Natura: R$ 9,7 bilhões
Nubank: R$ 3,9 bilhões
Petrobras: R$ 3,5 bilhões
Magazine Luiza: R$ 3,0 bilhões
Vivo: R$ 3,0 bilhões
Como funciona o ranking?
Promovido pela Interbrand, o ranking Marcas Brasileiras Mais Valiosas existe no Brasil desde 2001:
O levantamento utiliza metodologia de avaliação de marca desenvolvida em parceria com a London School of Economics, que analisa performance financeira, percepção e influência das marcas junto aos consumidores.
Há ainda uma análise de força de marca, apoiada por uma pesquisa quantitativa realizada pela Provokers.
Nesta edição, foram entrevistadas mais de 1.100 pessoas, considerando homens e mulheres de todo Brasil, acima de 15 anos de idade, das classes A, B e C.