Viagem pela pré-história: Conheça o município de MS que carrega grandes marcas históricas

Saiba o que não pode faltar no seu roteiro de viagem ao município de Alcinópolis, considerado a capital estadual da arte rupestre

14/06/2021 00h00 - Atualizado em 10/06/2022 às 02h55

Localizada no norte do estado, a 330 km da capital, a pequena Alcinópolis, com pouco mais de 5 mil habitantes, é um dos recantos mais intocados do país e o destino perfeito para quem gosta de visitar lugares incríveis e de estar em contato com a fauna e a flora sul-mato-grossenses.

A primeira parada, que não pode ficar de fora do roteiro, é o Monumento Natural Municipal Serra do Bom Jardim. Dentro dele você encontra o Parque Natural Municipal Templo dos Pilares, o sítio arqueológico mais emblemático do estado. O local possui vestígios da passagem do homem pré-moderno, há mais de 10 mil anos e, segundo pesquisadores, era utilizado em rituais.

Ainda dentro do Monumento Natural Municipal Serra do Bom Jardim, você pode:

Fazer a Trilha do Pôr do sol, que leva a um mirante onde é possível contemplar o pôr do sol, observar aves e os encantos do cerrado;

Visitar o Sítio Arqueológico Pata da Onça, que possui pinturas e gravuras rupestres ainda bem preservadas;

Explorar a Gruta Bonita, um local de formação rochosa intrigante, com vários abrigos que possivelmente serviram de moradia para os homens pré-modernos que passaram por ali.

Outro local que você não pode deixar de conhecer é a Gruta do Pitoco, um sítio arqueológico com passagens subterrâneas, onde também é possível encontrar gravuras e pinturas rupestres.

Para encerrar o dia, recomendamos ver o sol se pôr nos Cânyons do Engano, localizados no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari.

Para conhecer um pouco mais sobre o turismo na cidade, acesse @visitealcinopolis no Instagram!

LINK|-|https://drive.google.com/file/d/1EAcUqH3_rrOlZiAYZk9370fnIw7hQCCu/view?usp=sharing|-|Leia essa e mais matérias na 2° edição da CGCity!


Notícias Relacionadas »