Vacina bivalente contra a covid-19 está disponível em Campo Grande, veja quem pode se vacinar
A imunização é destinada ao público de 85 anos ou mais, que tenha completado o esquema vacinal básico e tenha se vacinado contra a covid-19 há pelo menos quatro meses
Por redação
Em Campo Grande, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) deu início a nova etapa de imunização contra a covid-19. Nesta primeira etapa, será aplicada a vacina bivalente ao público de 85 anos ou mais que tenham recebido a última dose da vacina contra a covid-19 há pelo menos quatro meses. Além disso, é necessário ter o esquema básico vacinal completo para receber a nova proteção contra o vírus, através da vacina bivalente. A Capital recebeu, nesta semana, cerca de 6 mil doses da vacina Pfizer bivalente. Serão distribuídas em dez unidades de saúde, a fim de dar início a aplicação. A Sesau informa que a campanha vacinal ocorrerá segundo orientações do Ministério da Saúde.
Dessa forma, conforme a Sesau, além das pessoas de 85 anos ou mais, esta primeira fase de imunização bivalente será destinada aos seguintes públicos: com 70 anos ou mais e que vivem em Instituições de Longa Permanência; abrigados e os trabalhadores destes locais; imunocomprometidos; comunidades indígenas; ribeirinhas e quilombolas.
"Como o número de doses é restrito, iniciamos a vacinação com o público de 85 anos ou mais, e, conforme recebemos mais doses, outros públicos serão abertos”, explica a superintendente de vigilância em saúde, Veruska Lahdo. Ao todo, a Sesau estima que cerca de 61 mil pessoas façam parte do público que será contemplada na primeira fase da aplicação da vacina bivalente. A partir de hoje (15), a dose será aplicada durante todo o dia.
“Abastecemos essas dez unidades nesta manhã e as demais receberão as doses conforme a rotina delas. Até semana que vem, todos os pontos referenciados para a vacinação contra a covid-19 estarão com estoque da bivalente”, completa a superintendente.