MEC confirma implantação de curso de Medicina em Coxim

Ministro afirma que proposta já tramita nas comissões e deve ser aprovada até o fim do ano

Por

Durante visita ao campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, na úiltima quarta-feira (10), o ministro da Educação, Leonardo Barchini, confirmou que a implantação do curso de Medicina no campus de Coxim está em estágio avançado.

Segundo o ministro, a proposta já tramita nas comissões internas do Ministério da Educação (MEC) e deve avançar nas próximas etapas ao longo de 2026. “O curso de Medicina em Coxim já está em andamento nas comissões do MEC. Esperamos que até o final do ano a gente consiga já aprovar os cursos em todas as instâncias. Mas, uma coisa é certa: nós vamos ter Medicina em Coxim, sim”, declarou.

A criação do curso representa um passo importante para a interiorização do ensino superior na área da saúde no Mato Grosso do Sul, ampliando o acesso à formação médica fora dos grandes centros.

A iniciativa também é vista como estratégica para fortalecer o atendimento em saúde na região Norte do estado, que historicamente enfrenta desafios na fixação de profissionais.

Com a possível aprovação, o campus de Coxim da UFMS passará a oferecer uma das graduações mais concorridas do país, o que deve impulsionar o desenvolvimento local, atrair novos investimentos e aumentar a demanda por infraestrutura acadêmica e hospitalar.

Ainda não há confirmação oficial sobre o início das atividades, número de vagas ou estrutura definitiva do curso, mas a expectativa é que, após aprovação final, a universidade avance nas etapas de implementação, como contratação de docentes e adequação dos espaços necessários para a formação prática dos estudantes.

A confirmação do MEC reforça o compromisso do governo federal com a expansão do ensino público de qualidade e a descentralização da formação em saúde, atendendo demandas regionais históricas.


Tags »
Notícias Relacionadas »