Governador de MS assume presidência do Consórcio Brasil Verde

Riedel é eleito por unanimidade para liderar consórcio climático

Por -Gabriela Porto

Estado passa a ter protagonismo nacional em políticas ambientais e climáticas. - Foto: Divulgação

Resumo IA | MSConecta Tudo que você precisa saber — de forma rápida.

Mato Grosso do Sul se destaca na preservação ambiental, atuando em várias frentes de sustentabilidade. O governador Eduardo Riedel foi eleito presidente do Consórcio Interfederativo sobre o Clima Brasil Verde, criado para fortalecer a atuação dos estados frente às mudanças climáticas. O consórcio, formado por 15 estados, busca integrar biomas, promover desenvolvimento sustentável e captar recursos. Com a liderança de Riedel, o estado pretende fortalecer ações no bioma Pantanal e ampliar sua influência em articulações nacionais relacionadas ao meio ambiente.

Com ações voltadas à preservação ambiental, Mato Grosso do Sul tem atuação em diferentes frentes que unem sustentabilidade e transição energética, com atenção para todos os biomas presentes no Estado, como Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica.

Como resultado desse trabalho, o governador Eduardo Riedel foi eleito nesta quarta-feira (18), por unanimidade, como presidente do Consórcio Interfederativo sobre o Clima Brasil Verde. O cargo era ocupado até então pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

Segundo o secretário-adjunto da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação(Semadesc), Artur Falcette, o consórcio foi criado para fortalecer a atuação dos estados frente às mudanças climáticas e ampliar parcerias internacionais.

“Esse consórcio foi criado com o objetivo de ajudar os estados a se organizarem no entorno da pauta das mudanças climáticas e de algumas questões ambientais e do desenvolvimento, com estabelecimento de relações com a União Europeia, Estados Unidos e parceiros da América do Sul”, explicou.

Atuação do consórcio

Criado em 2019, o Consórcio Brasil Verde reúne 15 estados brasileiros em uma ação conjunta para enfrentar as mudanças climáticas.

Além de Mato Grosso do Sul, fazem parte os estados do Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo.

Entre os principais objetivos está o fortalecimento do protagonismo dos estados em políticas climáticas, integrando diferentes biomas e regiões do país.

O consórcio também atua para conciliar desenvolvimento econômico com sustentabilidade, além de buscar recursos para redução de emissões e incentivar ações de adaptação.

Protagonismo de MS

De acordo com Falcette, Mato Grosso do Sul já tinha papel ativo dentro do consórcio, especialmente na coordenação de ações relacionadas ao bioma Pantanal.

“O consórcio trouxe capacitações para elaboração de projetos e captação de recursos internacionais. Com o nosso Estado à frente, teremos um olhar mais estratégico para fortalecer ações como o Fundo Clima Pantanal”, destacou.

A posse de Eduardo Riedel está prevista para o dia 3 de abril, com mandato de dois anos.

Articulação nacional

Este é o segundo consórcio presidido pelo governador. Em janeiro, ele também assumiu a liderança do Consórcio Interestadual Brasil Central, que reúne estados da região com foco em áreas como saúde, educação, segurança e desenvolvimento regional.

A nova função reforça a presença de Mato Grosso do Sul em articulações nacionais voltadas ao desenvolvimento sustentável e à cooperação entre estados.