Correção e reciclagem de condutores são cruciais para salvar vidas no trânsito

Mais de 20 mil motoristas passaram por processos de suspensão, cassação ou reciclagem em 2025 em Mato Grosso do Sul

Por -Gabriela Porto

Foto: Agência de Notícias do Governo de Mato Grosso do Sul

Resumo IA | MSConecta Tudo que você precisa saber — de forma rápida.

A segurança viária é baseada em engenharia, educação e fiscalização, com foco na correção de condutores infratores para preservar vidas. Em 2025, o Detran-MS intensificou a fiscalização, resultando em mais de 20 mil motoristas encaminhados a Cursos de Reciclagem e 2.735 habilitações cassadas por reincidência. Apesar das ações, a infração mais comum continua sendo o excesso de velocidade, representando 44% das quase 1 milhão de infrações registradas. A digitalização dos serviços permite que condutores façam recursos de forma online, demonstrando um crescimento nas demandas digitais.

A segurança viária é estruturada sobre um tripé fundamental: engenharia, educação e fiscalização. Dentro desse conjunto de ações, a correção de condutores infratores se mostra indispensável para garantir o cumprimento das leis de trânsito e, sobretudo, preservar vidas nas vias públicas.

Em 2025, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) intensificou as ações de fiscalização e correção de condutores que insistem em desrespeitar as normas. O aumento no número de penalidades está diretamente ligado à ampliação das fiscalizações realizadas em todo o estado.

Dados do órgão revelam a dimensão desse trabalho corretivo. Aproximadamente 14 mil condutores tiveram a CNH suspensa por excesso de pontos no período de 12 meses. A penalidade é aplicada quando o motorista atinge 20, 30 ou 40 pontos, conforme a quantidade de infrações gravíssimas cometidas.

Além disso, 5.565 motoristas tiveram o direito de dirigir suspenso de forma direta, em razão da gravidade das infrações, independentemente da soma de pontos. Entre os casos estão condutores flagrados transitando em velocidade superior a 50% do limite permitido, além de outras infrações que geram suspensão imediata.

Ao todo, mais de 20 mil motoristas foram retirados temporariamente das vias e encaminhados ao Curso de Reciclagem, procedimento educativo obrigatório que busca corrigir comportamentos inadequados e promover o retorno ao trânsito de forma mais consciente e segura.

Tolerância zero à reincidência

O Detran-MS mantém postura rigorosa em relação à reincidência. Condutores que insistem em dirigir durante o período de suspensão estão sujeitos à penalidade máxima: a cassação da CNH. Em 2025, 2.735 motoristas tiveram a habilitação cassada por descumprirem a legislação.

Segundo o órgão, as penalidades vão além do caráter punitivo e cumprem papel essencial na proteção coletiva. Ao afastar das vias condutores que representam risco elevado, a fiscalização contribui diretamente para a redução de sinistros e mortes no trânsito.

“Embora o Detran-MS invista constantemente em educação para o trânsito, é fundamental manter medidas de correção para que haja uma mudança real de comportamento. A fiscalização atua como um mecanismo de coerção imediata, garantindo o respeito às regras. A penalização é a consequência prática do desrespeito à lei”, explica Paloma Bueno, gerente especial de Penalidades e Coordenação do Renainf.

Digitalização garante direito de defesa

Mesmo diante do rigor das fiscalizações, o Detran-MS assegura o direito de defesa aos condutores por meio de recursos administrativos. Esse processo foi facilitado com a digitalização dos serviços, permitindo que recursos de multas, suspensões e cassações sejam feitos de forma totalmente online.

Em 2025, foram registrados 3.862 recursos digitais, um crescimento de 16% em relação ao ano anterior. O avanço é contínuo: em 2022 foram 1.032 recursos digitais; em 2023, 1.247; e em 2024, 3.227 registros.

De acordo com Paloma Bueno, a comodidade explica o crescimento.

“Os condutores podem protocolar recursos, indicar o real infrator, consultar e pagar multas pelo Portal de Serviços, aplicativo Meu Detran MS e pelo WhatsApp da atendente virtual Glória. Buscamos eficiência para atender melhor a população”, afirma.

Infrações seguem como principal causa de sinistros

Apesar das ações educativas e fiscalizatórias, o excesso de velocidade segue como a infração mais cometida no estado. Até 16 de dezembro de 2025, foram registradas 976.157 infrações de trânsito em Mato Grosso do Sul. Deste total, 44,06% estão relacionadas ao desrespeito aos limites de velocidade.

Outras infrações recorrentes incluem:

  • Avançar sinal vermelho ou parada obrigatória (8,54%);
  • Não uso do cinto de segurança (5%);
  • Uso do celular ao dirigir (2,95%).

Essas condutas estão entre as principais causas de sinistros no estado. Além disso, mais de 4,5 mil condutores foram penalizados por se recusarem a realizar o teste do bafômetro.

“As penalidades também têm caráter educativo. Elas funcionam como um alerta de que comportamentos imprudentes colocam vidas em risco. Nosso objetivo é impedir a repetição dessas condutas e preservar vidas, que é nossa busca constante”, conclui Paloma Bueno.

FONTE: Emmanuelly Castro dos Santos