A segurança viária é baseada em engenharia, educação e fiscalização, com foco na correção de condutores infratores para preservar vidas. Em 2025, o Detran-MS intensificou a fiscalização, resultando em mais de 20 mil motoristas encaminhados a Cursos de Reciclagem e 2.735 habilitações cassadas por reincidência. Apesar das ações, a infração mais comum continua sendo o excesso de velocidade, representando 44% das quase 1 milhão de infrações registradas. A digitalização dos serviços permite que condutores façam recursos de forma online, demonstrando um crescimento nas demandas digitais.
A segurança viária é estruturada sobre um tripé fundamental: engenharia, educação e fiscalização. Dentro desse conjunto de ações, a correção de condutores infratores se mostra indispensável para garantir o cumprimento das leis de trânsito e, sobretudo, preservar vidas nas vias públicas.
Em 2025, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) intensificou as ações de fiscalização e correção de condutores que insistem em desrespeitar as normas. O aumento no número de penalidades está diretamente ligado à ampliação das fiscalizações realizadas em todo o estado.
Dados do órgão revelam a dimensão desse trabalho corretivo. Aproximadamente 14 mil condutores tiveram a CNH suspensa por excesso de pontos no período de 12 meses. A penalidade é aplicada quando o motorista atinge 20, 30 ou 40 pontos, conforme a quantidade de infrações gravíssimas cometidas.
Além disso, 5.565 motoristas tiveram o direito de dirigir suspenso de forma direta, em razão da gravidade das infrações, independentemente da soma de pontos. Entre os casos estão condutores flagrados transitando em velocidade superior a 50% do limite permitido, além de outras infrações que geram suspensão imediata.
Ao todo, mais de 20 mil motoristas foram retirados temporariamente das vias e encaminhados ao Curso de Reciclagem, procedimento educativo obrigatório que busca corrigir comportamentos inadequados e promover o retorno ao trânsito de forma mais consciente e segura.
Tolerância zero à reincidência
O Detran-MS mantém postura rigorosa em relação à reincidência. Condutores que insistem em dirigir durante o período de suspensão estão sujeitos à penalidade máxima: a cassação da CNH. Em 2025, 2.735 motoristas tiveram a habilitação cassada por descumprirem a legislação.
Segundo o órgão, as penalidades vão além do caráter punitivo e cumprem papel essencial na proteção coletiva. Ao afastar das vias condutores que representam risco elevado, a fiscalização contribui diretamente para a redução de sinistros e mortes no trânsito.
“Embora o Detran-MS invista constantemente em educação para o trânsito, é fundamental manter medidas de correção para que haja uma mudança real de comportamento. A fiscalização atua como um mecanismo de coerção imediata, garantindo o respeito às regras. A penalização é a consequência prática do desrespeito à lei”, explica Paloma Bueno, gerente especial de Penalidades e Coordenação do Renainf.
Digitalização garante direito de defesa
Mesmo diante do rigor das fiscalizações, o Detran-MS assegura o direito de defesa aos condutores por meio de recursos administrativos. Esse processo foi facilitado com a digitalização dos serviços, permitindo que recursos de multas, suspensões e cassações sejam feitos de forma totalmente online.
Em 2025, foram registrados 3.862 recursos digitais, um crescimento de 16% em relação ao ano anterior. O avanço é contínuo: em 2022 foram 1.032 recursos digitais; em 2023, 1.247; e em 2024, 3.227 registros.
De acordo com Paloma Bueno, a comodidade explica o crescimento.
“Os condutores podem protocolar recursos, indicar o real infrator, consultar e pagar multas pelo Portal de Serviços, aplicativo Meu Detran MS e pelo WhatsApp da atendente virtual Glória. Buscamos eficiência para atender melhor a população”, afirma.
Infrações seguem como principal causa de sinistros
Apesar das ações educativas e fiscalizatórias, o excesso de velocidade segue como a infração mais cometida no estado. Até 16 de dezembro de 2025, foram registradas 976.157 infrações de trânsito em Mato Grosso do Sul. Deste total, 44,06% estão relacionadas ao desrespeito aos limites de velocidade.
Outras infrações recorrentes incluem:
Essas condutas estão entre as principais causas de sinistros no estado. Além disso, mais de 4,5 mil condutores foram penalizados por se recusarem a realizar o teste do bafômetro.
“As penalidades também têm caráter educativo. Elas funcionam como um alerta de que comportamentos imprudentes colocam vidas em risco. Nosso objetivo é impedir a repetição dessas condutas e preservar vidas, que é nossa busca constante”, conclui Paloma Bueno.