O Governo de Mato Grosso do Sul realizou, nesta sexta-feira (3), uma reunião na sede da SES (Secretaria de Estado de Saúde) para definir estratégias de enfrentamento a casos suspeitos de intoxicação por metanol. O encontro reuniu representantes da SEJUSP (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Procon, Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) e da superintendência estadual do MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária).
Na pauta, foram discutidas medidas de fiscalização, protocolos de coleta e análise laboratorial e o fortalecimento do fluxo de atendimento aos pacientes. O objetivo é integrar a atuação dos órgãos e garantir agilidade na identificação de ocorrências e na adoção de providências para proteger a população.
De acordo com a secretária adjunta da SES, Crhistinne Maymone, a cooperação entre instituições amplia a capacidade de resposta do Estado em situações de risco.
“A articulação interinstitucional fortalece a capacidade de resposta do Estado, garantindo que os protocolos de emergência sejam cumpridos pelas unidades de saúde e que os órgãos de fiscalização atuem de forma coordenada em prol da segurança da população”, afirmou.
A reunião reforçou o compromisso do Governo do Estado em atuar de forma preventiva e integrada diante de possíveis casos relacionados à intoxicação por metanol.