Na última quinta-feira (25), o Prêmio Fazenda Sustentável, promovido pela revista Globo Rural, destacou as melhores práticas ambientais no campo em todo o Brasil. Entre os vencedores está o sul-mato-grossense Celso Phillipi Junior, da Estância Colorada, em Jateí, que conquistou o terceiro lugar na categoria “Médias Propriedades”.
O produtor atua em diferentes cadeias produtivas, como suinocultura, piscicultura e gado de corte, sempre aplicando técnicas sustentáveis. Entre elas estão o uso de biodigestores para reaproveitamento de resíduos, integração pecuária-floresta, práticas de bem-estar animal, captação de água da chuva e utilização de biomassa de eucalipto.
“É com imensa alegria que recebemos esse prêmio. Mostrar para o mundo as boas práticas brasileiras é, talvez, o maior legado que a gente pode deixar”, afirmou Celso.
Hoje, o produtor recebe acompanhamento da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS na produção de gado e peixes. No passado, também contou com apoio na suinocultura, recebendo orientações para adequar a granja aos padrões de biosseguridade. A estrutura foi planejada para alcançar 100% de geração própria de energia elétrica e aproveitamento de água captada nos telhados, com armazenamento superior a 5 milhões de litros em cisternas.
A piscicultura, implantada inicialmente para abastecer o refeitório da fazenda, tornou-se parte da estratégia de diversificação e sustentabilidade da propriedade.