Mato Grosso do Sul se destacou entre os municípios mais quentes do Brasil neste sábado (27), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No ranking das dez cidades com maiores temperaturas, seis são sul-mato-grossenses, três de Mato Grosso e uma do Tocantins.
Aquidauana liderou a lista com 40,7°C, seguida por Porto Murtinho (40,2°C), Corumbá (40°C), Coxim (39,7°C), Miranda (39,5°C) e Nhumirim (39°C). Todas essas cidades registraram recordes de calor no dia.
Apesar das altas temperaturas, Campo Grande amanheceu neste domingo (28) com céu nublado, garoa fraca e clima mais ameno.
Umidade do ar em níveis críticos
Além do calor, o tempo seco também chamou atenção. Mato Grosso do Sul teve seis municípios entre os dez com menor índice de umidade do ar no país: Aquidauana (14%), Costa Rica (14%), Sidrolândia (14%), Água Clara (14%), Campo Grande (15%) e Coxim (15%).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a umidade relativa do ar fique acima de 60%. O indicador representa a quantidade de vapor d’água presente no ar e é medido com o auxílio do higrômetro.