Dourados, Naviraí e mais quatro cidades de MS ganham Selo de Inovação 2025

Reconhecimento foi concedido a Naviraí, Maracaju, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Dourados e Ponta Porã

Por Redação
26/09/2025 09h20 - Atualizado há 4 horas
Dourados, Naviraí e mais quatro cidades de MS ganham Selo de Inovação 2025
(Créditos: Divulgação)

Mato Grosso do Sul ampliou sua presença no cenário da inovação com o reconhecimento de seis municípios pelo Selo CSC (Connected Smart Cities), na modalidade Ecossistemas de Inovação 2025. Foram contempladas as cidades de Naviraí, Maracaju, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Dourados e Ponta Porã, que passam a integrar o grupo de ecossistemas brasileiros certificados pela consistência de suas ações e pelo nível de envolvimento entre governo, academia, empresas e sociedade.

A entrega dos certificados ocorreu em 24 de setembro de 2025, durante solenidade nacional que reuniu representantes de diversos estados.

O selo valoriza cidades que estruturam e fortalecem seus ecossistemas de inovação a partir de planejamento, governança colaborativa, projetos consistentes e impacto territorial. A avaliação considera o engajamento local e o avanço de iniciativas que estimulam o empreendedorismo e criam ambientes favoráveis à geração de soluções de alto impacto.

Na edição de 2025, os municípios sul-mato-grossenses foram reconhecidos da seguinte forma: Jardim, categoria Aspirante; Maracaju, Ponta Porã e Naviraí, categoria Bronze; e Dourados, categoria Prata.

O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna, ressaltou que os resultados são fruto de articulação em todo o Estado. “A Semadesc tem apoiado estrategicamente o desenvolvimento dos ecossistemas de inovação sul-mato-grossenses por entender que, por meio deles, giramos a tríplice hélice da inovação, composta pelo Governo do Estado/prefeituras, mercado e academia”, afirmou.

Segundo ele, os efeitos já começam a aparecer. “O último ranking CLP mostrou isso e, agora, cinco dos doze ecossistemas estaduais receberam selos de boas práticas em inovação. São conquistas importantes, pois demonstram que a cultura da inovação vem sendo disseminada e, principalmente, tem promovido o desenvolvimento regional”, destacou.

O Selo CSC Ecossistemas de Inovação reconhece avanços consistentes em práticas que conectam setores diversos para impulsionar o desenvolvimento sustentável. É uma certificação nacional que serve de referência para localidades interessadas em fortalecer seus ambientes de inovação.

Na mesma solenidade, os municípios de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã também receberam o Selo CSC: Cidades Inteligentes.


Notícias Relacionadas »