A partir desta quarta-feira (24), os servidores públicos do Governo de Mato Grosso do Sul começam a receber a primeira parcela da antecipação do 13º salário. O pagamento deve injetar cerca de R$ 300 milhões no comércio estadual, segundo levantamento da Fecomércio-MS.
De acordo com a economista do IPF-MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS), Regiane Dedé de Oliveira, a antecipação traz impactos positivos para o setor varejista, seja pelo estímulo ao consumo, seja pela quitação de dívidas.
“Esse recurso extra no bolso dos servidores pode ter dois efeitos positivos: de um lado, impulsiona o consumo imediato, especialmente em setores como vestuário, calçados, alimentação e lazer. De outro, ao permitir a quitação de dívidas, libera margem de crédito e dá maior segurança para compras futuras, contribuindo para manter a roda da economia girando”, afirma.
O pagamento acontece em um período estratégico para o comércio, às vésperas do Dia das Crianças, em outubro, quando setores como vestuário e alimentício costumam registrar maior movimento.
“Essas estimativas são animadoras para o empresário do comércio do Estado e são um incentivo para que o setor se prepare para atender às necessidades desse segmento, cada vez mais relevante na economia e com poder de compra”, pontua o presidente do IPF-MS e do Sistema Comércio MS, Edison Araújo.
A primeira parcela contempla todos os servidores que receberam em 2025 aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade.