Frente fria chega no domingo (21) e derruba temperaturas em Mato Grosso do Sul

Segundo o Cemtec, há possibilidade de chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo entre domingo e segunda-feira

Por Redação
19/09/2025 16h29 - Atualizado há 8 horas
Frente fria chega no domingo (21) e derruba temperaturas em Mato Grosso do Sul
(Créditos: Reprodução)

A partir de domingo (21), Mato Grosso do Sul será influenciado por uma frente fria que promete mudar o cenário climático no Estado. O avanço do sistema deve provocar queda nas temperaturas e aumento das instabilidades, com risco de temporais em várias regiões. A mudança coincide com o início da primavera, que começa na segunda-feira (22) e segue até 21 de dezembro.

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), os dias que antecedem a frente fria ainda serão de calor intenso e baixa umidade. Nesta sexta-feira (19) e no sábado (20), os termômetros podem ultrapassar os 40°C em algumas localidades, enquanto a umidade relativa do ar deve variar entre 10% e 30%, níveis considerados críticos e que ampliam o risco de incêndios florestais. Apesar do predomínio de sol, o forte aquecimento pode favorecer pancadas de chuva rápidas e isoladas.

No domingo, o dia começa ensolarado e quente, mas a partir da tarde o avanço da frente fria deve trazer aumento de nuvens e condições para chuvas e tempestades. Entre a noite de domingo e a segunda-feira (22), há possibilidade de precipitações intensas, rajadas de vento fortes, descargas elétricas e queda de granizo em pontos isolados. Os acumulados de chuva podem ultrapassar 40 mm, sobretudo no centro-sul do Estado.

Com a chegada da massa de ar frio, as temperaturas caem de forma significativa. Em Campo Grande, a mínima prevista para segunda-feira é de 17°C e a máxima não deve passar de 29°C. Na região sul, conesul e Grande Dourados, os termômetros variam entre 12°C e 27°C; no sudoeste e no Pantanal, as marcas ficam entre 16°C e 31°C. O Cemtec alerta para que a população evite áreas alagadas e não busque abrigo sob árvores durante tempestades.

O prognóstico para a primavera indica que a estação será marcada por chuvas irregulares e calor acima da média. Historicamente, outubro é o mês mais quente do ano no Estado. A expectativa é de precipitações entre 400 e 500 mm na maior parte do território, podendo chegar a 500-600 mm no nordeste e extremo sul, e 300-400 mm no noroeste. As temperaturas tendem a permanecer ligeiramente acima da média, com maior frequência de dias quentes.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros