A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) abriu nesta sexta-feira (19) as inscrições para o Processo Seletivo Vestibular 2026 (PSV-UEMS 2026). O Edital de Inscrição nº 178/2025 foi publicado na quinta-feira (18) e estabelece que os interessados têm até o dia 6 de novembro para se inscrever, exclusivamente pelo site da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC).
Ao todo, estão disponíveis 871 vagas distribuídas entre cursos de bacharelado e licenciatura em diferentes áreas do conhecimento, como Medicina, Direito, Agronomia, Enfermagem, Psicologia, Engenharia e Pedagogia.
A taxa de inscrição é de R$ 100, com possibilidade de solicitar isenção até o dia 15 de outubro.
Provas em novembro
O vestibular será aplicado no dia 23 de novembro, no período da manhã, em 18 municípios de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Naviraí, Ponta Porã e Corumbá.
O exame será composto por 60 questões objetivas, abrangendo Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, além da prova de redação, de caráter classificatório. O tempo máximo para realização será de cinco horas.
O gabarito preliminar está previsto para o dia 26 de novembro, enquanto o resultado final será divulgado em 20 de janeiro de 2026, no site da FAPEC.
A convocação para matrícula dos aprovados ocorrerá a partir de fevereiro, conforme calendário acadêmico da UEMS.
Condições especiais
O edital prevê atendimento diferenciado a candidatos que necessitarem, como pessoas com deficiência, lactantes e participantes com transtornos globais do desenvolvimento, incluindo Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Asperger. A solicitação deve ser feita no momento da inscrição.
A universidade reforça que o acompanhamento dos editais e demais comunicados é de responsabilidade exclusiva do candidato.