A semana começa em Mato Grosso do Sul sob forte calor e tempo seco, com possibilidade de recordes de temperatura em diversas regiões e níveis críticos de umidade relativa do ar. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para baixa umidade, que deve variar entre 12% e 20% nesta segunda-feira (15), com risco de incêndios florestais e impactos à saúde.
Em alguns municípios, os índices podem cair para menos de 10% durante a tarde, repetindo situação registrada na última quarta-feira, quando Mato Grosso do Sul e outros sete estados ficaram abaixo desse patamar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera aceitável umidade a partir de 60%, e abaixo de 30% já é prejudicial.
Além da secura, as temperaturas também estarão elevadas, com máximas acima de 40°C em várias cidades. Na última quinta-feira (11), Campo Grande registrou 38,7°C, o maior valor do ano até agora. No dia seguinte, Pedro Gomes chegou a 41,5°C.
Segundo o Climatempo, o calor é resultado da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que mantém o tempo firme. Porém, o Cemtec prevê aumento de nebulosidade e possibilidade de chuva em algumas regiões, que podem vir acompanhadas de tempestades com raios e rajadas de vento, principalmente no centro-sul e oeste do estado.
As temperaturas devem variar entre 17°C e 34°C no sul e cone-sul, 26°C a 40°C no pantanal e sudoeste, e 19°C a 39°C no bolsão, leste e norte. Em Campo Grande, a mínima prevista é de 20°C, com máximas que podem chegar a 36°C.