Projeto Repórter Júnior seleciona alunos e professores para cobertura do Integra UFMS 2025

Iniciativa busca popularizar a ciência e estimular a educação midiática no combate à desinformação

Por Redação
14/09/2025 16h27 - Atualizado há 7 horas
Projeto Repórter Júnior seleciona alunos e professores para cobertura do Integra UFMS 2025
(Créditos: Divulgação)

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) abriu inscrições para o projeto de extensão Prática Educomunicativa – Repórter Júnior, que este ano contará com a cobertura do Integra UFMS 2025, considerado o maior evento de ciência, tecnologia e inovação do estado. O prazo para participação vai até 29 de setembro, com 30 vagas destinadas a repórteres juniores e outras dez para tutores.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a divulgação científica, estimular a prática educomunicativa e aproximar os estudantes do curso de Jornalismo da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc) e da Empresa Júnior (EJ) Brava de alunos da Educação Básica de Campo Grande. Em sete edições, o projeto já reuniu mais de 20 alunos e 40 tutores, de 66 escolas, alcançando recorde de participantes em 2024.

De acordo com a coordenadora da ação e diretora da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), Rose Pinheiro, a proposta é uma oportunidade para discutir o papel da educomunicação na sociedade.

“Além disso, a proposta também oferece aos alunos das escolas uma experiência de vivenciar a Universidade, contatando os estudantes e entrevistando pesquisadores do maior evento científico do estado”, destacou.

Durante o Integra UFMS, que será realizado entre os dias 20 e 25 de outubro, os participantes vão desempenhar atividades de apuração, redação, edição, fotografia, produção de vídeos e entrevistas com pesquisadores e convidados. Para prepará-los, a EJ Brava promoverá quatro oficinas de vídeo, rádio, mídias sociais, texto e fotografia, que acontecem nos dias 4 e 18 de outubro, nos períodos da manhã (8h30 às 12h) e da tarde (13h30 às 16h), no Complexo EaD e Escola de Extensão, na Cidade Universitária.

Para se inscrever, os alunos devem preencher formulário disponível na página do Integra UFMS, anexar a manifestação de ciência da coordenação pedagógica ou direção da escola e a autorização dos pais ou responsáveis (em caso de menores de idade). Também é necessário enviar um vídeo criativo de apresentação pessoal, que pode ser gravado e editado livremente, postado no YouTube ou disponibilizado via Google Drive. Professores interessados em atuar como tutores devem preencher formulário específico.

Os conteúdos produzidos serão divulgados na página do Integra UFMS, nas redes sociais do projeto e da Universidade, além do canal da TV UFMS e da Rádio Educativa UFMS 99.9. Em 2024, os repórteres juniores elaboraram 101 materiais, um crescimento de 17,4% em relação a 2023.

Com foco no protagonismo dos estudantes, o Repórter Júnior busca contribuir para que alunos e professores da Educação Básica compreendam melhor os meios de comunicação, desenvolvendo uma formação cidadã, crítica e criativa. Neste ano, o projeto conta ainda com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, ampliando a experiência dos participantes.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros