A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) promove, de 16 a 18 de setembro, o 1º Seminário de Educação Inclusiva. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas, Equidade e Permanência Estudantil (PROAFE) e pela Divisão de Inclusão Educacional (DINE) e será realizado em formato híbrido, com participação gratuita. Para a modalidade presencial, as vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição.
A conferência de abertura será no dia 16, das 19h às 21h, no Anfiteatro Central da UEMS, em Dourados. A palestra será ministrada pela professora doutora Enicéia Gonçalves Mendes, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), referência nacional e internacional na área da Educação Especial e Inclusiva. O tema será “Acessibilidade Curricular e nas Práticas Pedagógicas: O que há de novo no front?”, com mediação do professor doutor Washington Cesar Shoiti Nozu, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
Professora Titular da UFSCar e Bolsista de Produtividade do CNPq, Enicéia coordena redes de pesquisa como o Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP) e o GP-FOREESP, que contribuem para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à inclusão.
Para a professora doutora Gabriele Cristine Rech, chefe da DINE/UEMS, o seminário representa um marco no compromisso institucional com a equidade.
"O I Seminário de Educação Inclusiva da UEMS foi organizado com o objetivo de criar espaços de reflexão sobre práticas pedagógicas voltadas para a educação de todos e todas, ou seja, para que se possa garantir que todos os estudantes tenham acesso real ao conhecimento, com respeito às suas singularidades. Ele ocorre no mês de setembro considerando que este mês é dedicado à luta pelos direitos da pessoa com deficiência. O Seminário e a Campanha UEMS Anticapacitista, vêm para reforçar ainda mais o compromisso da UEMS com a equidade, com a acessibilidade e com a valorização da diversidade dentro e fora da sala de aula", explicou.
As inscrições e a programação completa estão disponíveis no site da UEMS ou diretamente neste formulário: https://encurtador.com.br/uk3tK.
Programação
16/09 – Palestra de abertura, às 19h (Auditório Central da UEMS, Dourados)
17/09 – Apresentação de trabalhos (remoto, via Google Meet)
18/09 – Palestra de encerramento, às 19h (remoto, no canal @proafe no YouTube)
O evento é gratuito e contará com atividades organizadas em cinco eixos temáticos:
• Políticas educacionais, inclusão, acessibilidade e interface;
• Práticas pedagógicas inclusivas e metodologias diferenciadas;
• Formação de profissionais na perspectiva da acessibilidade;
• Saúde mental e bem-estar no contexto da inclusão;
• A pessoa com deficiência, transtornos globais e/ou altas habilidades no Ensino Superior.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone/WhatsApp (67) 99121-7714.