O calor voltou a predominar em Mato Grosso do Sul neste domingo (7), acompanhado da baixa umidade do ar, o que mantém o alerta emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Em Campo Grande, a temperatura começou mais amena, com mínima de 15°C, mas deve alcançar os 37°C ao longo do dia.
De acordo com a previsão, outras cidades do Estado também registram temperaturas elevadas. Em Dourados, a máxima prevista é de 31°C, enquanto em Corumbá deve chegar a 32°C.
Por conta das condições climáticas, o Inmet prorrogou até as 20h o alerta laranja para municípios do centro-norte e leste de MS. A lista inclui Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Sonora, Selvíria e Três Lagoas.
Nessas localidades, a umidade relativa do ar varia entre 20% e 12%, índices muito abaixo do mínimo de 60% indicado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). A situação aumenta o risco de incêndios florestais e pode provocar problemas respiratórios e outros impactos à saúde.
Diante desse cenário, a recomendação é evitar atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes do dia, ingerir bastante líquido, usar hidratantes na pele e recorrer a métodos para umidificar os ambientes.